Calmante Sonoro para o Cérebro
Você não precisa ser executivo, consultor de negócio ou cientista para saber que estamos em um mundo realmente volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA, para os iniciados no tema). Com frequência ouço as pessoas reclamarem que logo após saírem de uma reunião, alguma variável do país ou do mundo já havia mudado e o combinado já não mais servia ou poderia ser cumprido integralmente. Se deixarmos para o dia seguinte a piada que recebemos hoje, talvez amanhã já não faça sentido. Não é à toa que uma rádio adotou como sua chamada “em 20 minutos tudo pode mudar”. E como está mudando! E assim continuará…
Logo, a pergunta que não quer calar é: como nós, meros mortais (ainda), podemos nos cuidar para sobreviver a este contexto VUCA? Pois bem, a neurociência nos diz que ajuda muito se mantivermos o foco. Manter o foco implica em pensar num determinado assunto, realizar novas conexões neurais, sinapses poderosas que, por sua vez, consomem muita energia.
Consumo de energia implica em cansaço. E como não nos dedicamos a um único e exclusivo assunto por vez, nossa atenção, nosso sono, nosso tempo nos é roubado a todo instante, de forma que até atividades prazerosas podem nos levar a um padrão de ansiedade e estresse.
O que a neurociência agora comprova é que uma das formas de nos acalmar é ouvindo música relaxante. Conforme nosso coração vai sincronizando com o ritmo da música, seus batimentos cardíacos também vão ficando mais lentos e, o corpo, após 05 minutos, começa a se acalmar. Conclusão: a sensação de estresse ou ansiedade é reduzida.
Neurocientistas do Instituto britânico Mindlab International descobriram que não apenas músicas instrumentais podem nos relaxar, como “Canzonetta Sull’aria”, de Mozart, mas também músicas como “Someone Like One, de Adele; ou “Strawberry Swing”, do Coldplay.
Ou seja, se você quiser gerenciar sua ansiedade e estresse num mundo VUCA, pode ser interessante aprender com a neurociência a organizar sua playlist de acordo com sua necessidade.
Claudia Saad Rososchansky –há 20 anos apoia o desenvolvimento de pessoas através de coaching, mediação de conflitos e neuroliderança. Apoia educadores para o século 21 através de Práticas Restaurativas.
Ampliar Talentos: neurociência aplicada a coaching, conflitos e treinamento.Interessado em aplicar neurociência em sua organização ou vida?Sugestões e dúvidas... Fale conosco!
www.ampliartalentos.com.br / @ampliar_talentos
Muito boa dica Vlaudia! Parabéns