Camada de Inteligência Artificial – mudando a estrutura do desenvolvimento de softwares.

Camada de Inteligência Artificial – mudando a estrutura do desenvolvimento de softwares.

Como você deve saber, a inteligência artificial é uma realidade e muitas coisas que imaginávamos que um dia seriam possíveis no futuro já estão acontecendo.

Muitas empresas estão investindo tempo e esforços para aprender, desenvolver e aplicar os benefícios da IA em seus produtos e serviços. Então sim, existem muitas aplicações e diferentes formas de fazer isso.

O que eu vou compartilhar com você agora é algo que eu estive desenvolvendo e minha empresa tem aplicado com sucesso na solução problemas práticos e reais já há alguns meses.

Para essa explicação, eu pretendo mostrar quão fácil e preferível pode ser acessar os modelos de dados com uma camada de IA ao invés de fazer isso diretamente com o banco de dados ou serviços que lidam com o banco de dados.

Imagine um caso em que nós precisamos lidar com registros de empresa e obtê-los do banco de dados classificando pela quantidade de funcionários que as empresas tem.

Uma tarefa fácil e isso pode ser feito de muitas maneiras diferentes, nós poderíamos apenas usar uma coluna na tabela de empresas, ou usar uma tabela para empregados relacionada com a tabela empresa e encontrar o número realizando um select, ou talvez criar uma procedure ou trigger para mudar a classificação da empresa enquanto os funcionários são cadastrados e a quantidade exceder a classificação atual da empresa. Mas e se nós temos um sistema rodando e essa necessidade não foi prevista? Então, nós temos um sistema rodando e para fazer essa alteração você precisará fazer mudanças no seu sistema. Talvez seja um sistema RESTful e fortemente orientado a serviços e fazer essa mudança não irá ter grande impacto na produção, mas você tem que programar isso e fazer o deploy.

E se nós tivessemos uma camada de IA ao invés disso, provendo as respostas ou apenas obtendo a informação do modelo de dados? Então, nós deveríamos ensinar uma nova relação ao conceito de empresa e a IA seria capaz de nos dar o resultado já classificado na hora, em tempo real, em produção e nada teve que parar para isso. Apenas algumas palavras digitadas ou ditas para a IA e está feito.

Ok. Mas existem outros tipos de tecnologia que podem fazer coisas similares. Sim, existem. Mas lhe proporcionar uma mudança prática e ser capaz de lidar com mudanças rápidas e simples no modelo de dados e ainda raciocinar? Sim, raciocinar! Uma vez que você defina os conceitos e as relações entre eles a camada de IA será capaz de não apenas retornar informações, mas de fato responder perguntas, raciocinar, e analisar a interação do usuário propondo formas ainda melhores de realizar alguma tarefa, se permitirmos que ela faça isso.

Isso não é totalmente novo, o paradigma orientado a objetos tem a intenção de nos dar uma melhor forma de abstrair a realidade, o objetivo sempre foi chegar o mais perto possível da forma humana de pensar e abstrair a realidade, e não há uma forma melhor de representar a ontologia, nem uma forma melhor de realizar raciocínios baseados na lógica de primeira ordem ou difusa do que através da inteligência artificial.

O despertar da IA nos dias atuais é um convite inegável para nós desenvolvedores para mudarmos a estrutura de nossas soluções e assim como a IA nos adaptarmos e evoluirmos para desenvolvermos sistemas adaptativos e evolutivos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de David Ohio

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos