Carreira: as dúvidas na hora de escolher uma profissão
O final de ano se aproxima e com ele vem o Enem, Vestibulares e uma dúvida cada vez maior entre os estudantes: que caminho seguir, qual alternativa escolher em meio a tantas opções, tantos cursos disponíveis e os desafios do mercado de trabalho? Sem dúvida, não é uma tarefa fácil.
No momento que os jovens se encontram em um processo de mudança e amadurecimento de tantas questões, tomar uma decisão complexa e que muitas vezes tem o peso de ser uma decisão para a vida toda, torna esse tema ainda mais desafiador.
Mas os tempos mudaram, existem novas profissões nascendo a cada dia, nas mais diversas áreas e mercados, o que pode tornar as coisas um pouco mais confusas. Por outro lado temos visto muitas áreas que no passado se relacionavam apenas ao lazer ou a Hobbies, que hoje são profissões de destaque que ganham cada vez mais espaço no mercado. Quem diria que trabalhar com vídeo game, jogos ou aplicativos seria algo tão promissor? Ou que ser chefe de cozinha poderia te trazer tanto destaque quando as profissões mais tradicionais que sempre estiveram no mercado? As profissões tradicionais continuam disponíveis e hoje a Psicologia disputa com a Medicina um dos vestibulares mais concorridos do país.
E por que não conciliar aquilo que você gosta com sua profissão? Aliás, eu diria que esse é o caminho. Fazendo o que gosta, suas chances de sucesso serão sempre maiores, pelo simples fato de que estará mais motivado, irá buscar o seu melhor todos os dias e consequentemente entregará os melhores resultados. Por isso acredito que não existe a profissão do momento ou a profissão de sucesso e sim profissionais de destaque nas mais diversas áreas. Para ser um profissional de sucesso é preciso gostar do que faz e ter prazer no trabalho.
Vale também desmistificar o fato de que a profissão é uma escolha que você faz para o resto da vida. É possível ter diferentes carreiras e passar por mudanças ao longo da vida, especialmente se considerarmos a expectativa de vida crescente, as mudanças que enfrentamos com o passar dos anos, novas experiências, novos aprendizados e novas expectativas pessoais. A vida é feita de ciclos e as decisões não precisam ser eternas.
Existe um fator fundamental quando falamos da escolha de uma carreira profissional: o autoconhecimento. É preciso se conhecer para identificar seus talentos, habilidades, pontos fortes, motivadores e áreas de desenvolvimento. Só assim é possível potencializar suas habilidades e tomar uma decisão assertiva.
Também é necessário conhecer as opções, o mercado de trabalho e o caminho a ser percorrido para atingir seus objetivos. Conciliando esses aspectos, fica mais fácil tomar uma decisão fundamentada e que evitará arrependimentos futuros. É preciso explorar as múltiplas possibilidades e quanto maior o conhecimento, mais fácil será a tomada de decisão.
Porém o que mais vemos acontecer são pessoas tomando decisões rápidas em meio às preocupações com o Enem, vestibulares, influencias familiares, a necessidade de ser aprovado, de atender expectativas do outro e muitas dúvidas internas. Por isso é importante parar, refletir e buscar ferramentas para tomar a melhor decisão e evitar arrependimentos. São muitas informações, muita pressão, cobranças e diversas alternativas, por isso nem sempre é possível tomar essa decisão sozinho.
Para isso existem hoje vários profissionais especializados em atender essa demanda. Utilizando técnicas e ferramentas que ajudam e orientam os jovens nesse processo de autoconhecimento e tomada de decisão. Os Psicólogos e Coaches de Carreira tem se especializado nessa área facilitando o processo e oferecendo caminhos para escolhas mais seguras, conscientes e fundamentadas.
Ainda hoje são inúmeros profissionais que abandonam a faculdade antes de concluir ou abandonam carreiras estáveis e bem sucedidas em busca de realização pessoal e profissional. Essa realização só é possível mediante uma escolha consciente e com autoconhecimento.
O significado de realização profissional tem mudado de acordo com as pesquisas com o passar dos anos e hoje sabemos que não são o salário e os benefícios os fatores mais valorizados quando falamos de uma carreira de sucesso. A remuneração é importante, mas antes disso os profissionais estão em busca de uma carreira alinhada aos seus valores, que traga desenvolvimento, aprendizado, possibilidades de crescimento, desafios e um bom ambiente de trabalho.
O mercado e o modelo de trabalho estão mudando, bem como os profissionais. Hoje temos diferentes gerações trabalhando juntas, com diferentes comportamentos, mas que no fundo buscam um trabalho com significado, reconhecimento e a possibilidade de inspirar e fazer a diferença. É cada vez mais importante ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, afinal o ser humano é único e os comportamentos já não são os mesmos. Os profissionais esperam ter bons relacionamentos familiares, sucesso na carreira e conhecer novas culturas diante do mundo globalizado.
As pessoas estão em busca de felicidade e realização profissional e para isso é necessário ter um propósito, um objetivo claro a atingir, que traga significado e isso é único para cada profissional e para cada ser humano, algo que só é possível alcançar através do autoconhecimento.