Carta ao Dr. Cassius

Carta ao Dr. Cassius

Senhor Dr. Cassius,

Fiz o curso de Enfermagem e nunca pensei que seria menos, por essa escolha.

Estudei 4 anos de graduação (INTEGRAL), dois de especialização, dois de mestrado, quatro de doutorado e mais um de pós-doutorado. Estudei pouco? Ainda preciso muito mais. Estudo todos os dias. Não sou menos nem mais que meus colegas de profissão, somos uma equipe. Aprendemos um com o outro.

Sobre "intubar, prescrever, diagnosticar e tratar", é uma área médica que sempre vamos admirar por toda propriedade e anos de estudo que vocês médicos possuem. Eu conheço centenas deles, dedicam suas vidas para salvar outras. Terão sempre o nosso respeito!

Sabe o que é frustração?

Frustração, é um profissional de saúde ir trabalhar e não ter o mínimo de condições de trabalho.

É ver meus colegas trabalharem (6h, 12h, 24h) em dois ou três empregos para conseguirem manter uma família.

Frustração é ver o corredor de um hospital repleto de pacientes engavetados, por falta de leito hospitalar.

Sabe, eu trabalho com pessoas com doenças raras e a minha maior frustração hoje, é assistir a morte deles todos os dias.

Ah ...

No meu curso de graduação, eu também aprendi higienizar o paciente. Uma vez, eu cheguei no quarto do paciente (cerca de 70 anos) ele tinha câncer no pescoço e o cheiro estava realmente muito forte. Ele me disse que recebia poucas visitas da família e ficava muito sozinho. Então, conversando com ele... iniciei a higienização (essa é a terminologia, ok?). Auxiliei no banho, fiz a barba, o curativo, cortei as unhas e cortei o cabelo também. Quando me despedi, ele sorriu!Talvez, ele tivesse só mais alguns dias de vida ...

Nos momentos de higienização, conseguimos identificar sinais e sintomas importantes que podem auxiliar a conduta médica. Muito longe de fazer um diagnóstico e sim um trabalho em equipe.

Sobre "dar ordens" , temos uma disciplina denominada Administração em Enfermagem ou gestão em saúde pública. O Brasil, é um dos poucos países que forma o enfermeiro para ser líder de equipe. Ele é habilitado para fazer gestão de uma enfermaria, um hospital ou um município. Aliás, entre os profissionais de saúde, é o mais preparado sim. Tenho muitos ex alunos trabalhando como secretários de saúde, e desempenham com excelência o seu papel. A relação está muito longe de “dar ordens", mas sim em dominar o assunto e organizar o cuidado ao paciente ou serviço de saúde. Brigamos pelo paciente, pois sabemos os pormenores na vida de cada um deles.

Sou grata pela minha profissão e pela existência de cerca de 1.480.653 enfermeiros que cuidam do Brasil.

Cordialmente,

Enfermeira Geisa Luz

Rosa Sá Couto

Gerente da Qualidade, Assuntos Regulatórios e Farmacêutica Responsável Técnica

5 a

Geisa Luz, estou chocada e muito revoltada com os comentários do Dr. Cassius! Perplexa!!! Que falta de respeito, que falta de ética! Espero que tenha sido processado e devidamente responsabilizado por tamanho desrespeito com os profissionais de enfermagem. Não tirando a importância do profissional médico, mas trabalhando agora em hospitais, comprovei que são os profissionais de enfermagem que fazem um hospital funcionar e atribuo a vocês também grande parte do sucesso de todos os procedimentos hospitalares. O profissional médico vai embora e são vocês que cuidam, em tempo integral, dos seus pacientes. O que seria do médico sem vocês? Infelizmente, o ego exacerbado, a prepotência e a arrogância de grande parte dos profissionais médicos os impede de admitir e reconhecer a extrema importância e o papel indispensável do profissional de enfermagem dentro de um hospital. A sua resposta ao Dr. Cassius foi perfeita. Respondeu com elegância às graves ofensas e grande desrespeito que ele teve com a classe de profissionais de enfermagem, profissionais do quais esse médico depende tanto para efetuar os seus procedimentos dentro de um hospital. Esse doutor perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Minha total solidariedade nessa causa!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos