A carta que me mandei do futuro...
Véspera de Natal do ano de 1985. Eu tinha 15 anos. A família estava toda reunida, assim como em todos os natais anteriores. Antes da ceia, abrimos os presentes. Em meio aos meus pacotes, percebi um com um envelope colado. Notei que era uma carta endereçada a mim e no campo remetente estava escrito “De: Seu melhor amigo” e “Obs: Leia sozinho”. Achei estranho no início, pensando ser uma piada de alguém. Mas estava mais interessado nos demais presentes e guardei aquela carta no meu bolso. Dentro daquela caixa havia uma foto da minha família toda reunida. Mesmo tendo sido tirada recentemente, a foto estava com um aspecto um pouco envelhecido. Além da foto, havia também um espelho pequeno. Após a Ceia, e muita conversa depois, fomos todos dormir, felizes.
Logo pela manhã me lembrei daquela carta misteriosa. Encontrei-a no bolso da calça e fui, sozinho, para o quintal de casa, levando a foto e o espelho que vieram no pacote. Por um tempo tive receio, mas quando finalmente abri o envelope, foi como se o mundo caísse em minha cabeça. Fiquei atônito, atordoado. Me belisquei para saber se não era um sonho. Mas não era. A carta tinha a minha letra, e começava de um jeito surpreendente:
“Olá Orlando, Um Feliz Natal!!
Eu sei como você está feliz nessa noite! Eu me lembro bem desse dia! Quanta saudade... Não quero estragar a sua felicidade. Mas por favor, não se assuste, ok?
Antes de começar, quero lhe dizer que Leila colou na prova final... e só você viu e sabe disso, certo? Nem ela sabe que você sabe... você não falou para ninguém o que viu. E quero dizer também que essa carta será o melhor presente que você vai ganhar em toda a sua vida. Posso afirmar isso a você.
Eu sou o seu melhor amigo. Eu sou VOCÊ, daqui 30 anos, no final do ano de 2015.
A prova disso é te falar da ‘cola’ da “Leila”. Ninguém mais poderia saber disso, não é mesmo? Deram-me a oportunidade de escrever essa carta para você. E é exatamente o que eu estou fazendo agora.
Queria poder dizer muitas coisas que facilitariam bastante os seus próximos anos. Mas não posso. Em respeito a mim mesmo. E às regras estabelecidas por “Eles” que vão ler antes de fazer chegar até aí. E eu não sei as consequências que isso poderia causar no meu “hoje”. Posso dizer apenas que muitas dificuldades, decepções e angústias, que você ainda vai passar, servirão de lastro para o seu amadurecimento (e meu, é claro!!). Se estou onde estou hoje é graças aos fatos vividos e às decisões tomadas nos SEUS próximos anos. Muitas alegrias também virão, portanto, mantenha sempre a fé. Reforço que não posso lhe dizer “O que” serão esses fatos. Mas posso lhe apontar alguns caminhos e te dar alguns conselhos. Só dependerá de você manter as decisões que considerar como as mais coerentes e corretas para a sua vida. Vamos ao meu (ou nosso, sei lá) presente de Natal:
1) Confie mais em você. Você é muito capaz;
2) Cuidado: não confie em ninguém mais do que em você mesmo;
3) Nunca olhe para trás. Seja qual for a decisão tomada, siga e olhe sempre para frente;
4) Seja Ético, Firme, Profissional e acima de tudo COERENTE. Ou seja, não basta ser... tem que demonstrar que é;
5) Sempre existirão dúvidas na sua vida. Mas você tem que decidir, querendo ou não;
6) Respeite a experiência dos mais velhos. E acima de tudo respeite-se a si mesmo, ao máximo.
8) Cuide do seu corpo e da sua mente, sempre;
7) Estude bastante. Leia e escreva muito (eu sei que você gosta);
8) Exercite-se. Nunca deixe de ser esse atleta que você é. Mas cuidado com os Excessos;
9) Falando em Excessos, tudo o que é demais faz muito mal à saúde!!! Acredite!!!;
10) Poupe sempre. Não desperdice nada. Mas também não precisa ser mesquinho;
11) Pense: Equilíbrio te dará Estabilidade! E Estabilidade te dará Equilíbrio. É o ciclo da sobrevivência. É o melhor caminho para a sua realização pessoal e profissional;
12) Oportunidades são e sempre serão únicas. Portanto nunca as perca. Abrace-as como sendo as únicas da sua vida;
13) Membros da família não vivem para sempre. Aproveite o convívio com eles todo o tempo que puder. Eles são a ligação entre seu passado e o seu futuro. E você não faz ideia como eles podem lhe fazer falta;
14) Errar é humano. E definitivamente, persistir no erro é uma tremenda burrice;
15) Cuidado com algumas amizades. Você só conhecerá os verdadeiros amigos quando passar por dificuldades. Observe bem...
16) Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso será consequência.
Finalmente, e não menos importante:
17) Ame seus filhos acima de tudo! Viva por eles! Lute por eles! Eduque-os assim como eu estou fazendo com você (ou comigo mesmo... nossa como isso é difícil!!!).
Sempre quis voltar no tempo e reviver muitas coisas. Mas isso ainda não é possível. Mas o fato de poder estar falando tudo isso para o meu passado, e saber que estou dizendo tudo isso para mim mesmo, 30 anos atrás, é como aquela reflexão que fazemos olhando para o espelho.
Falando em espelho, quero que você pegue esse espelho que te mandei e olhe para ele por algum tempo... olhe bem mesmo... Esse que você vê é o seu melhor amigo. O seu único amigo de verdade, que vai estar com você o resto da sua vida. Você mesmo!!! Só você pode fazer a sua vida ser melhor ou pior. Tudo o que você deseja hoje, só dependerá do seu esforço para que se realize amanhã. Não exite!!! Lute!!!
Agora quero que olhe fixamente para a foto. Essa é a sua família. Única!!! Valorize o seu tempo ao lado deles. Confie muito em todos eles. Esteja certo que eles te amam incondicionalmente. Retribua esse amor. Declare esse amor. Nesse dia de Natal, acorde um a um com um abraço, um beijo e um “Eu te amo”! Você vai se sentir muito bem com isso, acredite.
Assinado: Você. Seu melhor amigo... hoje e sempre!!!
PS: estranho te dizer isso, mas cuide bem da gente, ok ?!
Pois é... nem preciso dizer que isso é uma ficção, não é mesmo? Mas quem é que não gostaria de receber uma carta dessas? Quem não ficaria feliz em saber que está vivendo 30 anos depois e ter a oportunidade de receber conselhos de si mesmo, mais velho, mais maduro, mais experiente?
Outro dia estava assistindo, acho que pela 18ª vez, o filme “De volta para o Futuro” (Universal Pictures), lançado justamente em Dezembro de 1985. Lembro muito bem da sua estreia e do sucesso que fez na época. E o quanto desejei poder estar no lugar do Marty Mcfly (Michael J. Fox) e ter um amigo cientista como o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) e ter uma namorada como a Jennifer Parker (Claudia Wells). E poder mudar toda a minha história? Juro que pensei numa sequência para o filme em que viajasse trinta anos no futuro, para ver como eu estaria! E não é que no segundo episódio ele vem justamente parar no ano de 2015!!! Foi uma experiência incrível.
De qualquer forma, a carta que escrevi acima foi real. Escrevi como se estivesse a escrevendo para mim mesmo no auge dos meus 15 anos de vida. Como teria sido bom receber essa carta naquele momento. Mas posso assegurar-lhes que boa parte desses Conselhos eu recebi do meu saudoso pai. Felizmente! E me serviram por toda a minha vida. Principalmente no que se refere ao meu Intelecto. Obrigado pai. Esteja onde estiver saiba que seus Conselhos transformaram a minha vida!!
Sugiro que cada um que esteja lendo este artigo faça o mesmo. Escreva uma carta como se ela fosse chegar até você em algum momento da sua vida passada. Na melhor das hipóteses vai servir como uma reflexão para os erros passados e aprimorar o seu autoconhecimento. Para mim a experiência foi sensacional! Resgatei valores até então esquecidos e engavetados com o tempo. Talvez seja assim para você também.
Então, apertem os cintos e boa viagem... no tempo...
Orlando Freitas Neto
Profissional Liberal
9 aMuito bom, parabéns pela certeza de tudo o que escreveu.
Analista da Qualidade | Engenheiro da Qualidade | Engenheiro de Vendas
9 amuito bom ler isso...
Senior Advisor New Business Development
9 alindo!
CONSULTOR DE TREINAMENTOS NA FOCUS CONSULTORIA,TREINAMENTO E SERVIÇOS
9 aMuito fantástico a sua carta, uma autoreflexão, também o autoconhecimento,previsão do seu próprio futuro, com sabedoria herdou certamente de seu pai, me emocionou realmente, carta que representa um auotespelho, conselhos maravilhosos de seu p´roprio pai, gostei bastante, que bom que todos fizesse esta carta. Valeu bastante Orlando, lembre que eu esvrevi sobre afetividade na familia, encaixou um pouco na sua carta, como estimulador reflexivo. Feliz natal e vivia todas as famílias, cultive e ore sempre....E também pela minha família.