Celebrando mais de três décadas de transformações e esperança

Celebrando mais de três décadas de transformações e esperança

Você sabia que o SUS celebra hoje 34 anos de existência? Isso porque foi em 19 de setembro de 1990 que foi promulgada a Lei Orgânica da Saúde, que estabeleceu as bases para nosso atual sistema de saúde, ou seja, quando se definiu como a lei a promulgada em 17 de maio de 1988 de criação do sistema em nossa Constituição Federal se organizaria nas três esferas: federal, estadual e municipal. Um marco na luta pela equidade e justiça social no Brasil.

Passados mais de trinta anos, o SUS continua a enfrentar desafios imensos, mas suas conquistas são inegáveis. O Brasil avançou significativamente na assistência à população, incluindo as campanhas de vacinação, política de transplantes de órgãos e o tratamento oncológico. Isso, sem falarmos em como o SUS se mostrou resiliente e necessário no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Não é surpresa que à época a hashtag “#OSUSTáOn” tenha se tornado um símbolo de esperança e confiança, especialmente no que se refere aos avanços obtidos em telessaúde.

O Sírio-Libanês tem orgulho de sua longa e dedicada parceria com o SUS. Desde a sua fundação em 1921, nossa instituição nasceu com um propósito filantrópico: oferecer atendimento a pessoas de todas as classes sociais, credos e etnias, em retribuição à acolhida que a comunidade sírio-libanesa recebeu no Brasil.

Desde 2009, temos a honra de fazer parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa fortalecer e aprimorar continuamente a saúde pública nacional. Nossa participação no programa é pautada por nosso compromisso social e valores como solidariedade, excelência e resultado, sendo o nosso papel o de apoiar o SUS por meio de projetos de capacitação, pesquisa, gestão e assistência especializada.

Atualmente, realizamos mais de 20 projetos simultâneos espalhados por todo o país, permitindo um investimento nosso 100% na saúde pública, com a liderança de um time de profissionais altamente capacitados, uma das premissas que nos asseguram a certificação de Hospital de Excelência, uma obrigatoriedade para participar do PROADI.

Outro ponto muito relevante da execução dos projetos está na troca com os profissionais do SUS, que permitem às nossas equipes a executar metodologias em saúde, muitas delas já consagradas, de acordo com a realidade local e pluralidade de nosso país. Exemplo disso é o Lean nas Emergências, projeto focado em redução de superlotação em urgências e emergências que utiliza a metodologia lean; aplica-lo em um equipamento de saúde com 50 leitos em uma cidade pequena no interior não pode ser pensado da mesma forma como em um hospital geral de porta aberta com 500 leitos de uma grande capital. E sua riqueza está justamente nisso.

Todo esse engajamento é motivo de grande orgulho, mas também carrega uma grande responsabilidade de manter um PROADI cada vez mais diversificado, refletindo as especificidades, as realidades de canto de nosso país.

Porém, nada disso se compara à alegria de ver o sorriso de uma criança que teve uma segunda chance de viver graças a um transplante de fígado, à gratidão de uma pessoa que recebeu atendimento de qualidade em um pronto atendimento no interior do Brasil, ou ao entusiasmo de um profissional de saúde que, ao se formar em nossa instituição, levará seu conhecimento a diversas partes do país.

Cada uma dessas histórias é um lembrete do impacto que nosso trabalho tem na construção de uma sociedade mais justa e humana. É por isso que continuamos realizando esses projetos, certos de que nosso esforço contribui para proporcionarmos vida digna plena para o maior número de pessoas.

Vânia Bezerra

Diretora de Compromisso Social, Hospital Sírio-Libanês

Lena Peres

Mestrado e Doutorado em Medicina pela Unifesp; Conselheira de Administração; Consultora

3 m

Uma contribuição essencial e consequente ao SUS

Derisvania Neres De Sousa

Técnico de enfermagem na Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

3 m

Parabéns!

Hosanira Lucena Veríssimo

Enfermeiro de cuidados intensivos no Hospital Municipal Pedro I

3 m

Parabéns!

Sabrina Dalbosco Gadenz

Inovação Social | Saúde Digital | Gestão em Saúde | PhD

3 m

Viva o SUS cada vez mais ON! 😁

Franca Pellison

MSc. | Portfolio Manager at Sírio-Libanês | Healthcare Manager & Social Responsability

3 m

Dia de celebrar e reconhecer a importância do SUS! E que nosso compromisso com o seu desenvolvimento continue sendo uma prioridade!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos