Chatbot para além da pílula
Por: Rodrigo Hisgail Nogueira, Leonardo A. Hipólito, Lucas S. Horugel, Malte Segemuller e Rodolfo Bento Matos.
O E-Health, ou serviços tecnológicos na área da saúde, foi um dos mercados que obteve maior ascensão ao longo de 2020, sendo responsável por grande aporte em investimentos feitos a empresas nascentes do setor e cujo principal legado provavelmente tenha sido o tardio estabelecimento do marco legal dos teleatendimentos interdisciplinares em Saúde no Brasil e no Mundo.
De acordo com dados da Distrito HealthTech Report, o ano de 2020 foi um importante marco para as healthtechs brasileiras, consolidando ainda mais o setor de saúde no Brasil. Essas startups receberam mais de US$ 106 milhões de investimentos em 63 deals no ano passado.
De fato os novos negócios em Saúde têm oferecido soluções que vão "além da pílula", como tratado pelo relatório da consultoria Deloitte Centre for Health Solution, pautando-se principalmente no uso dos dados de pacientes obtidos em prontuários eletrônicos e no próprio engajamento das pessoas junto aos inúmeros m-health apps disponíveis para endereçá-los, então, a novos tipos de terapias com evidência de impacto e tratamentos preventivos que vão além do tradicional.
Neste preâmbulo está inserida a tecnologia chatbot, popularmente conhecida por ser um assistente virtual de atendimento bastante utilizado em sites e aplicativos de trocas de mensagens, especialmente facebook, whatsapp e telegram. Apesar de sua aplicação mais tradicional no segmento administrativo para agendamento de consultas, envio de boletos de pagamentos, entre tantas outras, seu uso tem indicado potencial também no desenvolvimento de soluções puras em saúde.
Além de customizado tal qual uma rich internet application a qual estamos habituados, uma das grandes vantagens da tecnologia chatbot diz respeito a sua leveza em termos de uso de dados para que seja executada, já que nenhum aplicativo deve ser instalado para que seu uso seja feito, além de um app de mensagens. Exemplo disso é o chatbot Jolt.ai, um gerenciador fitness disponível pelo facebook que ajuda a pessoa em suas metas diárias para o alcance dos seus resultados.
Com o intuito de marcar posição neste mercado, nós da TriVincit, empresa criada por profissionais da Educação Física e Nutrição da USP alçados importantes passos e, no início deste ano estabelecemos uma parceria com a empresa Infinity IT Services para o desenvolvimento da tecnologia social de baixo custo chatbot denominado Vincent assistente virtual e game de mudança de comportamento para boas práticas físicas e nutricionais. O lançamento do protótipo para ampla testagem está programado para Abril/2021 e conta com o financiamento da Agência São Paulo de Desenvolvimento via edital do Programa Vai Tec de valorização de iniciativas tecnológicas da prefeitura de São Paulo.