ChatGPT: Como essa tecnologia pode impactar na vida das pessoas?

ChatGPT: Como essa tecnologia pode impactar na vida das pessoas?

Recentemente foi lançada uma tecnologia que utiliza a inteligência artificial para interagir com as pessoas, conhecida como ChatGPT. A criação dessa ferramenta gerou novos debates sobre a segurança dos dados, transparência e como ela pode impactar na vida das pessoas. 

O ChatGPT utiliza a inteligência artificial para responder às perguntas das pessoas sobre diversos temas através do seu banco de dados. 

Segundo o banco suíço UBS, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro de 2023, apenas dois meses após o seu lançamento, tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido. 

Comparando com as redes sociais, o Tik Tok levou nove meses para conseguir atingir 100 milhões de pessoas ativas na plataforma e o Instagram demorou dois anos para chegar a esse número.  

Dessa maneira, podemos observar a velocidade do crescimento da ferramenta.

A nova tecnologia pode beneficiar a vida das pessoas, trazendo praticidade no cotidiano, trabalho e estudos. Porém, a utilização da plataforma pode trazer riscos à segurança dos dados. 

Existem alguns casos envolvendo o vazamento de dados na ferramenta, recentemente houve o vazamento de informações sensíveis sobre os dados dos cartões das pessoas.

Continue aqui e conheça mais sobre o ChatGPT, seus riscos e como se proteger deles. 

Quais são os riscos dessa tecnologia para a sociedade?        

Existem alguns questionamentos que os criadores da nova tecnologia estão enfrentando, como os riscos à segurança dos dados dos usuários e a falta de transparência da ferramenta.

Por conta disso, alguns países estão tomando medidas preventivas para assegurar a segurança e privacidade dos dados da sua população. 

Devido a uma possível violação no uso dos dados dos usuários, a Itália proibiu o uso da tecnologia no país. A agência reguladora italiana informou que não há uma justificativa para o armazenamento massivo dos dados das pessoas. 

A dona do chatbot, OpenAI, deve atender às exigências da agência para voltar a operar no país. Até o momento, não há notícias de que a ferramenta voltou a funcionar na Itália.

Um outro ponto que está sendo debatido entre as pessoas é se essa tecnologia pode substituir os humanos nos locais de trabalho, existem diferentes pontos de vista sobre esse tema.

Algumas pessoas concordam que ela possa substituir a mente humana futuramente e outros defendem que isso não é possível. 

No entanto, é necessário aguardar os próximos passos da plataforma para compreender os diferentes cenários que possam surgir com as transformações. 

Além dos desafios citados anteriormente, essa tecnologia pode se transformar em uma aliada dos hackers. A ferramenta pode ajudar na invasão de sistemas operacionais das organizações e na implementação de programas maliciosos, como os malwares.

Também auxilia na criação de páginas falsas na internet, promoções e ofertas para roubar dados pessoais e sensíveis dos visitantes. Dessa forma, o mau uso da tecnologia pode impactar diretamente na vida das pessoas.

Casos de mau uso do ChatGPT

O ChatGPT pode facilitar a vida das pessoas, mas o uso sem consciência dessa ferramenta pode causar alguns riscos para as pessoas. 

Uma marca de aparelhos eletrônicos passou por três vazamentos de informações sigilosas, após seus colaboradores inserirem os dados no chatbot. Apesar do uso da ferramenta ser liberado dentro da organização, os líderes pediram que redobre atenção e tenha responsabilidade. 

Apesar do vazamento, a companhia operou em normalidade e sem perdas financeiras. Porém, o mau uso da tecnologia pode comprometer a reputação da organização. 

Uma jornalista alemã utilizou o ChatGPT para simular uma entrevista com o ex-piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher, publicando a falsa matéria no jornal que trabalhava. 

A família do ex-piloto anunciou a intenção de denunciar o jornal por publicar uma notícia falsa a seu respeito, a repercussão foi negativa e a jornalista foi despedida. 

Logo depois, o jornal publicou uma nota pedindo desculpas para familiares e fãs. 

Outro caso que ocorreu devido ao mau uso da tecnologia foi quando um advogado redigiu uma petição utilizando a inteligência artificial, ele foi multado pelo órgão responsável pelo caso. 

A tecnologia pode gerar desinformação entre as pessoas? 

Segundo Gordon Crovitz, Co-CEO da NewsGuard, o ChatGPT pode ser a ferramenta mais poderosa para espalhar desinformação que já existiu na internet. 

O banco de informação da tecnologia é alimentado com diferentes conteúdos que estão presentes no mundo digital. Por conta disso, não sabemos se há uma verificação prévia dos fatos que são apresentados para as pessoas e a ferramenta não mostra as fontes de suas respostas. 

Dessa forma, não se sabe se é possível confiar nas respostas oferecidas pela tecnologia.

Conteúdos preconceituosos podem ser produzidos pelo ChatGPT? 

Há uma preocupação por parte das pessoas sobre a utilização dessa tecnologia para o lado negativo, como reproduzir conteúdos xenofóbicos, racistas e preconceituosos. 

No mundo digital já existem publicações retratando esse tipo de conteúdo, mas vale lembrar que essa prática pode ser considerada um crime. Sendo assim, não devem ser reproduzidos em nenhum ambiente  

Para o bem-estar das pessoas no universo digital, é fundamental que as pessoas tenham consciência e denunciem caso encontrem publicações desse tipo.  

Ataques de phishing

De acordo com o levantamento realizado pela BlackBerry, 48% das pessoas entrevistadas acreditam que pode ocorrer ataques cibernéticos bem-sucedidos utilizando o ChatGPT nos próximos 12 meses.  

Ainda sobre o levantamento, essa tecnologia pode ser capaz de criar e-mails de phishing, sem erros gramaticais e assim dificultando a identificação da ameaça cibernética por parte das pessoas. 

Segundo Thiago Marques, especialista em cibersegurança, a nova versão do ChatGPT consegue produzir textos mais humanizados e processar maior quantidade de dados, incluindo links.

Dessa forma, pode criar campanhas de phishing mais eficientes que possam ser realizadas com pouco conhecimento técnico e essa tecnologia acaba se tornando uma possível aliada das pessoas mal-intencionadas. 

Isso pode contribuir para um aumento no número de casos envolvendo ataques de phishing. 

Quais são os benefícios do uso dessa ferramenta?

O ChatGPT atua 24 horas por dia, durante sete dias da semana e ele pode otimizar alguns processos dentro das organizações, como levar soluções de forma quase instantânea para dentro do ambiente corporativo. 

Sendo usado com consciência e responsabilidade, pode trazer grandes benefícios, melhorando o atendimento ao cliente, diminuindo o tempo de espera e possivelmente aumentando a satisfação das pessoas sobre o serviço prestado. 

Dentro da plataforma é possível obter informações e tirar dúvidas sobre  diferentes áreas, por exemplo, educação, saúde, finanças e comunicação. 

Por fim, a inteligência artificial te auxilia no gerenciamento das tarefas e compromissos, como agendar reuniões. Além do mais, essa ferramenta pode ser integrada em diferentes plataformas e dispositivos, tornando-se uma solução versátil para todos. 

Na nova atualização da ferramenta, ChatGPT-4, é possível realizar análise de imagens pelo chatbot, e não apenas textos. 

Os desenvolvedores da tecnologia afirmam que agora a ferramenta pode gerar respostas mais completas e textos mais semelhantes ao escritos por pessoas.

Por enquanto, a nova atualização só está disponível na versão paga, mas é possível utilizá-la em plataformas parceiras que contém a API, Interface de Programação de Aplicação, do chatbot. 

A cada atualização da ferramenta, ela se torna completa para seus usuários e novos riscos podem surgir com as novas versões. 

Por isso, é fundamental que exista um treinamento sobre a tecnologia para aumentar a conscientização das pessoas sobre o ChatGPT, principalmente dentro das organizações.

Como as organizações podem garantir a sua segurança?

As tendências apontam que a utilização do ChatGPT dentro das organizações pode aumentar, mas antes é preciso treinar e ensinar as pessoas sobre a ferramenta. 

Dessa forma, os colaboradores podem estar mais conscientes de como utilizar da maneira certa, evitando expor informações sigilosas ao chatbot. 

Além disso, é fundamental que as organizações tenham uma plataforma para enviar os comunicados internos, avisos e documentos para assinatura para regulamentar a utilização do ChatGPT e os demais assuntos da companhia.

Assim, as pessoas vão estar bem informadas e treinadas sobre a plataforma. 

Outro ponto importante é a conscientização das pessoas sobre as ameaças cibernéticas existentes no mundo digital, uma vez que o chatbot pode ajudar os cibercriminosos na aplicação de ataque de phishing. 

Por conta disso, as pessoas precisam saber identificar e se proteger dos possíveis ataques que podem ocorrer através delas. 

O ecossistema PhishX possibilita o envio de comunicados internos para todas as pessoas dentro da organização e ajuda a sua equipe de segurança no processo de implementação do programa de conscientização. 

A PhishX ajuda no disparos de comunicados internos e na conscientização das pessoas 

Para regulamentar, informar e treinar as pessoas é preciso que os comunicados internos sejam entregues para todos dentro da organização. A PhishX pode ajudar a sua equipe de comunicação interna nos disparos de qualquer tipo de comunicados.

Somos um ecossistema completo para a conscientização de pessoas. 

Auxiliamos a sua equipe de segurança no processo de implementação do programa de conscientização, através de relatórios e dados que medem a maturidade individual de cada pessoa do time diante dos riscos cibernéticos. 

Além disso, é possível criar campanhas e simulados de phishing personalizados para acompanhar e avaliar os riscos da sua organização. Nosso time de Customer Success te acompanha em todo o processo, auxiliando na construção de um programa bem-sucedido.

Para saber mais sobre o ecossistema PhishX, entre em contato com nossa equipe de vendas e marque uma apresentação.  


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos