Qual o papel das métricas nas campanhas de conscientização?
Vamos começar esse texto com uma pergunta que talvez muitos se fazem. Por que medir as campanhas de conscientização?
Bom, em primeiro lugar é importante entender que elas são fundamentais para compreender e garantir que as campanhas estejam gerando impacto, promovendo mudanças de comportamento e fortalecendo a cultura de segurança na organização.
Afinal, as métricas permitem avaliar a efetividade das campanhas, além de entender se as pessoas realmente estão aprendendo e aplicando o que foi ensinado.
Indicadores como taxas de engajamento, retenção de conteúdo e adesão às boas práticas mostram se a campanha está atingindo seus objetivos de conscientização.
Além disso, esses dados ajudam a identificar problemas, permitindo detectar áreas onde as pessoas enfrentam dificuldades ou onde o conhecimento ainda não está consolidado.
Um ponto muito importante das métricas, é que as equipes de TI conseguem medir o nível de maturidade das suas equipes, ou seja, saber quais pessoas realmente enfrentam dificuldades em identificar ataques cibernéticos.
Por que isso é importante?
Recomendados pelo LinkedIn
Saiba que essas informações são essenciais para medir as campanhas, isso porque o sucesso da conscientização em segurança não se limita apenas ao compartilhamento de informações, ela depende de compreensão real e aplicável sobre os riscos.
Dessa forma, a partir desses dados, é possível criar ações de melhoria além de uma comunicação mais clara dos resultados, demonstrando o impacto direto das ações de conscientização na redução de riscos.
Tenha em mente que cada campanha gera dados valiosos que servem como base para aprimoramentos futuros, permitindo que a equipe ajuste estratégias e faça estimativas mais precisas, otimizando tempo e recursos com o registro de cronogramas e despesas.
Com isso as métricas ajudam a reduzir custos, ao identificar com precisão as áreas que precisam de reforço, evitando gastos desnecessários e focando em temas específicos onde há maior vulnerabilidade.
Além de reduzir a probabilidade de incidentes de segurança que podem resultar em perdas financeiras consideráveis.
Dessa forma, campanhas de conscientização baseadas em métricas oferecem uma base sólida para reduzir custos operacionais, prevenir incidentes e justificar investimentos em segurança com dados tangíveis sobre o retorno das campanhas.