Chronos, o ‘devorador’!

Chronos, o ‘devorador’!

Deus da mitologia grega, Chronos, que personifica o ‘Senhor do Tempo’, é comumente conhecido como aquele que tudo devora, ainda que também ‘gere’ tempo. Ele é ‘O Devorador’. Não sem motivos. Ele representa o nosso tempo terreno, aferido pelos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, décadas, e assim por diante. É implacável, um ancião que não admite negociação e nem postergação. Do seu nome se originou a palavra cronômetro.

É com ele que nos digladiamos no esforço de cumprir todas as tarefas planejadas a cada dia e de entregar tudo o que foi proposto e prometido por nós, e que, automaticamente, também nos será cobrado.

Na outra ponta, temos outra divindade grega relacionada com o tempo: Kairós (em grego: καιρός, ‘o momento oportuno’, ‘certo’ ou ‘supremo’), que, ao contrário de Chronos, faz sua própria contagem e passagem de tempo. Ele é ilustrado como um jovem nu, alado, que somente pode ser pego, agarrado, em sua passagem por nós no ‘agora’, no presente, já. Depois, impossível alcançá-lo.

Kairós tem em uma das mãos uma balança, simbolizando o equilíbrio e a justiça. Embora veloz, não ultrapassa a medida. Para muitos, ele também representa o nosso tempo interno, do amadurecimento, das emoções, das fases da vida.

O embate entre esses extremos é diário no dia a dia e impacta sobremaneira o nível de produtividade das pessoas em qualquer âmbito, seja profissional, social ou pessoal.  Por uma série de ideias e crenças limitantes, acabamos muitas vezes nos tornando um procrastinador, adiando todo tipo de ação, atividade e decisão. Não por preguiça ou escolha, mas por desconhecer os prejuízos de deixar pra mais tarde compromissos e postergar ações que podem ser realizadas agora. Outras questões também pesam, o medo, a ansiedade, insegurança, não gostar da tarefa, entre outras.

Protelar, tardar, atrasar, pospor, demorar, espaçar, prolongar, prorrogar, delongar, retardar, protrair, diferir... Ufa! Esses são apenas alguns sinônimos para a procrastinação.

Claro que este também é um comportamento normal e humano, porém, o hábito constante de procrastinar impede o funcionamento equilibrado de rotinas e prolonga problemas e questões que tentamos evitar de resolver e eles acabam voltando à tona, gerando mais mal-estar e rejeição.

É de suma importância tomar consciência do quanto esse modus operandus de ‘deixar as coisas pra depois’ afeta a nossa produtividade e evolução, ‘devora’ nosso tempo, além de atrapalhar todo o esforço de organização para ‘gerar tempo livre’ para fazer outras atividades. É preciso planejar, estabelecer metas e cumpri-las com fidelidade. Existem várias técnicas e exercícios que podem ser aplicados para acabar de vez com a procrastinação.

Se a procrastinação está atrapalhando sua produtividade e tirando o seu sossego, reflita sobre algumas dicas e tente aplicá-las na sua rotina.

O primeiro passo é o admitir esse comportamento e compreender que é imprescindível mudar de atitude, comportamento e sentimentos. Isso vai exigir esforço, determinação e comprometimento.

Liste em um papel tudo aquilo que tem deixado para resolver ou fazer depois. Desde e-mails sem respostas, cursos que gostaria de fazer, mudanças de comportamento como começar uma dieta alimentar mais saudável ou frequentar uma academia, ou ainda aprender/aperfeiçoar o inglês. Não se assuste com a lista, tudo pode ser feito com ponderação e calma, sem ansiedade, no tempo de Kairós.

O segundo passo é priorizar entre essas ações qual a mais emergente. Achou! Ok! Comece por ela. Decida, se organize, coloque uma meta real, que possa cumprir e então, cumpra. Bem assim! Planejar a atividade e colocar uma meta nos incentiva a cumpri-la no prazo. Nessa fase inicial de troca de hábito, um ‘time’ é fundamental.

Não deixe que as redes sociais e notificações do celular atrasem e distraiam o seu ritmo. Acredite, as pessoas viviam sem celulares há trinta anos.

Por outro lado, alguns aplicativos podem ajudar. O Toggl, disponível para Android e IPhone, realiza o cálculo do tempo de cada tarefa e quanto tempo foi dedicado a cada projeto.

Existem também vários vídeos no YouTube de especialistas nesse assunto que poderão ensinar técnicas e instrumentá-lo para tornar as coisas mais fáceis, ensinando a administrar melhor o tempo e a mudar o sentimento em relação a esse hábito, principalmente nesse início. Vai valer a pena!

Se o planejamento do seu dia não foi o que imaginou, persevere. Coloque na cabeça que amanhã conseguirá cumprir tudo da melhor maneira possível e saia de casa com essa certeza e fé. Foque nos seus objetivos e se mantenha motivado. Todo dia é uma oportunidade de recomeçar! Tudo pode acontecer e nos surpreender na próxima vez, acredite! Seja você o vitorioso no embate entre Chronos e Kairós! A cada questão resolvida, não se esqueça de se parabenizar e reconhecer o seu valor nesta batalha.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Carolina Martins

  • Só hoje consigo entender...

    Só hoje consigo entender...

    Detesto conceitos generalizados, do tipo “Geração Nutella” ou “Geração Nem-Nem”, que colocam todos os gatos em um só…

    2 comentários
  • Construindo seus próprios horizontes

    Construindo seus próprios horizontes

    Nunca fui muito de acreditar e reconhecer a força inspiradora e realizadora de ações ritualísticas. E chamo de ações…

  • O TOMADOR, O HONESTO E O CONTRIBUIDOR. QUAL DELES É VOCÊ?

    O TOMADOR, O HONESTO E O CONTRIBUIDOR. QUAL DELES É VOCÊ?

    Durante a pandemia, segui uma pessoa no Instagram defendendo que existem três tipos de pessoas no mundo: o tomador, o…

  • Transgênero: quem não?

    Transgênero: quem não?

    A personagem Ivana, da novela global ‘Força do Querer’, revelou recentemente para sua ‘tradicional’ e ‘bem-estruturada’…

  • A paz nasce do confronto

    A paz nasce do confronto

    Durante todos estes anos acreditei que a sensação de paz fosse a ausência completa de conflitos, problemas…

  • Essa é a hora de mudar seu mindset!

    Essa é a hora de mudar seu mindset!

    Agora, à beira dos 50 anos, é que, efetivamente, estou conseguindo mudar meu mindset. E isso tem sido tão maravilhoso…

  • ‘The Walking Dead’ tupiniquim

    ‘The Walking Dead’ tupiniquim

    Quando assisti ao filme ‘A Volta dos Mortos-Vivos’, em meados da década de 1980, tinha 19 anos e era aficionada, assim…

  • Jonas e a Baleia: mito da imortalidade

    Jonas e a Baleia: mito da imortalidade

    A vida costuma nos mandar avisos: às vezes um leve roçar na pele, outras vezes um tapa mais consistente e de outras…

  • No bumbum da mamãe!

    No bumbum da mamãe!

    Quando tinha uns dois anos, numa madrugada fria, meu filho, Davi, me chamou: “Mamaê!”. Fui até o quarto e ele estava em…

  • Em busca do meu pescador...

    Em busca do meu pescador...

    Fiquei em choque quando li “A mulher-esqueleto”, uma das 19 lendas e histórias imemoriais do livro ‘Mulheres Que Correm…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos