5 perguntas para se fazer antes de abrir um e-commerce
Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entre ás várias opções, abrir um e-commerce torna-se uma alternativa para aqueles que enxergam na internet o caminho para alcançar esse objetivo.
Mas, além de montar um site, escolher um produto e sair anunciando pelo Google, existem alguns desafios bem específicos para quem pretende se aventurar pelo mundo do e-commerce. Será que essa é a melhor opção para você? Confira abaixo três perguntas que podem ajudá-lo (a) a responder essa questão:
Seu público alvo é usuário de internet?
Parece uma pergunta óbvia, mas talvez o seu público alvo não esteja tão familiarizado a realizar compras pela internet. Faça uma pesquisa sobre os hábitos dos seus futuros consumidores e veja se um e-commerce se encaixa nas suas necessidades.
Você gostaria de trabalhar com internet?
Todo mundo adora internet, pra navegar nas redes sociais, ver vídeos, procurar informações no Google..mas trabalhar na web não é tão fácil como parece. Métricas, SEO, AdWords são alguns dos termos que você precisa conhecer e aplicar no seu dia a dia como empreendedor na internet.
Você está preparado para lidar com os prazos?
Para quem compra na internet, o prazo de entrega é um dos fatores mais importantes na hora de escolher uma empresa. Quando é necessário realizar uma troca, o consumidor também fica ansioso para que o serviço seja realizado com rapidez. Planejar muito bem a logística, fornecer um prazo sincero (sem criar falsas expectativas) e ao mesmo tempo não deixar o consumidor esperando são alguns dos principais desafios do e-commerce.
Sua ideia possui um diferencial?
Essa é uma pergunta que deve ser feita por todos os empreendedores, independente do segmento do negócio. Mas, quando falamos de e-commerce, estamos falando de um público que decide se vai comprar ou não em segundos. Ao entrar no seu site, é importante que o consumidor seja logo “fisgado” de alguma forma, e para isso você precisa de um grande diferencial.
Você terá condições de oferecer um bom atendimento?
Lembre-se! Quando seu negócio é oferecido exclusivamente pela internet, seu contato com o cliente dificilmente será realizado pessoalmente. É necessário que você tenha uma estrutura mínima para conseguir esclarecer as dúvidas e resolver os possíveis problemas.
O e-commerce é um mercado que cresce a cada ano, mas, como todos os outros, deve ser muito bem estudado por aqueles que desejam empreender. Procure cursos, participe de eventos e invista naquilo que mais corresponde ao seu perfil.