COCO VERDE DE LIXO PARA FONTE PROMISSORA DE ENERGIA (I)

COCO VERDE DE LIXO PARA FONTE PROMISSORA DE ENERGIA (I)

PRIMEIRA PLANTA MUNDIAL HÍBRIDA BIOGÁS BIOMETANO GÁS CARBONICO INDUSTRIAL AGROPELLETS BIOMASSA COCO VERDE. Atualmente, o Brasil depende fortemente de combustíveis fósseis importados, caros e insustentáveis como sua principal fonte de produção. O estabelecimento de uma fonte de energia alternativa como o agropellets e o biogás a partir de recursos locais traria, portanto, benefícios consideráveis para muitas comunidades. Encontrar alternativas para a substituição dos combustíveis fósseis por energia limpa e renovável é um dos objetivos da nossa empresa Brasil Biomassa. Com base na produção total da cultura de coco verde no Brasil de 3.508.850 toneladas temos um potencial de geração de resíduos da cultura do coco verde (agrícola e do processamento agroindustrial) de 5.614.160 toneladas de resíduos. Se utilizarmos os dados da Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que o Brasil produz cerca de 2 bilhões de unidades de coco verde e estimando-se que 850 kg de casca de coco verde sejam gerados para cada tonelada de coco produzida temos um total de resíduos de coco verde de 1,7 bilhões de unidades.

A casca corresponde a 80% do coco e com o aumento do consumo da água vendida e consumida, na maioria das vezes, no próprio fruto, acarreta problemas de transporte, armazenamento e acúmulo de resíduo sólido urbano. Esses rejeitos geram um volume absurdo de material que atualmente são jogados em lixões a céu aberto, praias, terrenos baldios, possui uma difícil decomposição, podendo levar de oito a quinze anos para se decompor, sem contar que produz gás metano em condições anaeróbicas, gás grande agravador do efeito estufa. Estamos desenvolvendo a primeira planta mundial industrial híbrida de agropellets (fibra e pó) para geração de energia térmica industrial (exportado como um biocombustível para atender a demanda energética internacional) e na geração de biogás da biomassa (líquido da casca) e na geração de biometano e do gás carbônico industrial da biomassa do coco verde como fonte de carbono neutro. A ampliação do uso dos recursos energéticos renováveis, associado às possibilidades de complementariedade das fontes de energia, desponta como possibilidade para a integração de sistemas de geração como solar/pellets, solar/biogás, biogás/pellets e outras fontes atuando de forma complementar.

O ciclo da cadeia produtiva de coco verde tem alcançado cenário de destaque no setor agroindustrial brasileiro. Esse fato é decorrente dos avanços na escala de produção e do consumo no mercado brasileiro. A geração de energia oriunda do biogás tem potencial considerável para alavancar a economia local, fomentando, assim, diversos setores da indústria e de outros serviços. O empreendedor está implantando com apoio técnico da Brasil Biomassa uma unidade industrial de pellets de produção de 144.000 mt/ano de agropellets com o uso da biomassa do coco verde onde a instalação será desenvolvida com a planta de biogás.

Cordialmente

Celso Oliveira

Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável

Diretor Brasil Biomassa Consultoria Mapeamento Engenharia Tecnologia

Av. Candido Hartmann, 570 24 andar Conj. 243 Champagnat Curitiba Paraná

Fone Whats (41) 998173023 ou (41) 996473481

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos