Coisas que aprendi com a ansiedade!
1. Você não pode e não deve deixar de se cuidar: é preciso ter inserido nas nossas rotinas, atividades pessoais que nos dão prazer. Seja ela qual for. Essas atividades precisam ser honradas e respeitadas como qualquer outro compromisso. Quer dizer, se as segundas você vai a academia e as quartas a noite você anda de kart, esses compromissos também não podem ser adiáveis ou cancelados. Assim como as reuniões e entregas diárias não são! Honre o seu bem-estar!
2. Cada pessoa tem o seu tempo: não adianta! O seu tempo de atuação, produção, reflexão, aprendizado, etc... é diferente do tempo do seu colega, que é diferente do seu gestor, que é diferente dos seus amigos e por ai vai. Se comprometa com as suas entregas, seus projetos e seus prazos. Nunca com o tempo do outro. Respeite o seu tempo e confie no seu processo.
3. Não se sabote: Durante uma crise de ansiedade você procura fugas. Você passa a buscar qualquer coisa que te tire daquela ânsia. Exemplos: procrastinação e consumismo. Eu sou uma pessoa que não vai ao shopping apenas passear e comprar coisas aleatórias, eu preciso de um propósito para ir ao shopping. Numa crise, eu sou a pessoa que compra tudo sem pensar na real necessidade de ter aquilo. E assim, durante uma crise, me endividei. Evite ao máximo procrastinar. Faça o que tem que fazer, nem que seja o mínimo. Você só vai acumular atividades e depois, vai sofrer para dar vazão a tudo.
4. Comemore cada pequeno passo que você der: a ansiedade nos leva para um esfera que imaginamos ser incapazes, não temos reconhecimento e acreditamos que não conseguimos fazer boa parte das nossas atividades rotineiras. Leve sua mente exatamente para o lado oposto de tudo isso. Acredite em você e encare o processo. Se proponha a fazer o que tem que ser feito. Vai doer, vai incomodar e muitas vezes você não vai conseguir. Não tem problema! Respeite o seu processo, lembra? Se hoje você conseguiu fazer uma coisa, amanhã você pode conseguir fazer duas ou voltar a estaca zero, mas aos poucos e se permitindo, você vai conseguir fazer tudo o que se propôs. E não esqueça de que esses pequenos passos são grandes conquistas e merecem ser agradecidos.
E o principal: nunca desista de você!
G.
JM Negócios Internacionais
5 aExcelente