Colaborar para agregar

Quais as formas de alinhar objetivos e superar desafios, levando em conta os obstáculos que cada um está enfrentando? Como transformar equipes em aliados?

Essa pandemia tem exigido de todos nós atitudes colaborativas mais do que individualistas, a famosa frase “a minha parte estou fazendo”, já não é o suficiente. Esse cenário tem revelado à humanidade que, apesar de sermos únicos, serão as ações conjuntas que terão relevância e significado para combater alguns males. Vencer algo tão implacável, invisível e de proporção tão avassaladora, exige ações unificadas em prol de um mesmo propósito.

Quando trazemos esse olhar para dentro das organizações e consequentemente das equipes, percebemos a necessidade de verificar a cultura existente e, se necessário, romper paradigmas, ressignificar formatos, modificar atitudes e ampliar a visão sobre o estratégico - deslocando do lugar de pensar somente em si mesmo para atitudes coletivas.

Colaboração se manifesta nas pequenas atitudes, estar aberto para influenciar e ser influenciado, auxiliar nas tarefas, estar presente quando o outro precisar, compartilhar, falar e abrir espaço para que ele fale também, ser cordial e receptivo a novas idéias, ouvir e, se necessário, ampliar através do escutar o todo – competência essencial para influenciar.

A proposta é a conexão do ser humano com o outro humano em busca de algo maior e melhor, independente da individualidade. A soma das partes é o que fará a diferença e trará resultados significativos.

Trata-se de um processo bilateral no qual há espaço para troca em busca da unicidade, capaz de gerar possibilidades e entregas mais efetivas. Significa rever e romper culturas onde o jargão “ter razão” e “aqui sempre fizemos assim“, dá espaço a um movimento de “criar razão conjunta” ou “vamos checar essa possibilidade” - recriando entregas, abrindo espaço para processos criativos e metas desafiadoras, além de averiguar se a cultura instaurada ainda serve para o momento atual.

Para que esse processo aconteça é necessário rever as relações e seus impactos, observar a qualidade dos relacionamentos. Quem quer ter por perto? Como cuidar e abastecer as parcerias? Quais as aberturas que oferece ao outro e como impactar com seu jeito de ser e agir?

Indagações essas que podem ser revistas ao considerar que o ‘colaborar’ pode transformar, agregar e ampliar possibilidades e soluções.     

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Regina Possari

  • Nossa Vida, às Vezes, é Assim.

    Nossa Vida, às Vezes, é Assim.

    Nossa vida às vezes é assim, iniciamos algumas viagens sem saber onde iremos chegar, quanto tempo irá durar ou qual o…

    2 comentários
  • Qual é o meu Valor? O que eu devo cobrar?

    Qual é o meu Valor? O que eu devo cobrar?

    Esses questionamentos sempre vem em atendimentos e isso levou-me há algumas reflexões. Por onde passa essa ideia de…

    2 comentários
  • VIDA - Presente do Hoje

    VIDA - Presente do Hoje

    Após 25 anos trabalhando com pessoas nunca pensei em sentir tocada fortemente à refletir sobre a importância do tema :…

  • Coragem para ir além

    Coragem para ir além

    Quando escolhi essa tagline talvez nem eu mesma soubesse a amplitude e as oportunidades que se ancoram na coragem. Mas…

  • Equipes Comerciais – VOCÊ – força propulsora de resultados

    Equipes Comerciais – VOCÊ – força propulsora de resultados

    Como realizar negócios nos tempos de hoje? Será que as relações comerciais continuam as mesmas? Quando penso em equipes…

  • Fio condutor da aprendizagem online

    Fio condutor da aprendizagem online

    Quais as coisas que nos movem internamente a querer estar presente, mesmo estando distante? Que mecanismos são…

  • Liderança da Potência do SER

    Liderança da Potência do SER

    Quem ou o que fará a diferença nesse momento? Como fazer gestão diante dessas incertezas que estamos vivendo? Como…

    2 comentários
  • NOVO MUNDO OU MUNDO PÓS PANDEMIA?

    NOVO MUNDO OU MUNDO PÓS PANDEMIA?

    Olhar esses dois termos pode oportunizar a possibilidade de rever seu olhar sobre você mesmo em relação a sua carreira,…

    2 comentários
  • Equilibrar os pratos

    Equilibrar os pratos

    No momento em que à junção trabalho e casa foi forçada a acontecer, em um desejo frenético e desenfreado por não parar,…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos