COLAGEM CRIATIVA: QUANDO O COTIDIANO VIRA ARTE
A colagem é uma forma de arte que transcende limites de significados, combinando elementos visuais para criar algo novo.
Colagens são um convite ao espectador para reimaginar o mundo e explorar novas formas de interpretar o que vemos no dia a dia. Seja para expressar emoções complexas ou simplesmente uma atividade para relaxar, elas são uma ferramenta acessível que nos convida a explorar o potencial criativo que existe em cada detalhe da vida.
COMO SUPERAR O TEMIDO “BLOQUEIO CRIATIVO”
Um dos maiores medos dos artistas e designers é ficar sem ideias e estagnado criativamente em alguma peça. A busca de referências e a confecção de uma prancha criativa utilizando o recorte e a colagem permite misturar elementos diversos de formas inesperadas ajudando a sair de um ciclo de pensamento repetitivo. A colagem como processo em si é muitas vezes menos intimidante do que tentar desenhar ou criar algo perfeitamente do zero. Isso pode ajudar a diminuir a autocensura, permitindo que ideias fluam mais livremente, sem a pressão de "acertar" de imediato. Além de servir como uma fonte de estímulos visuais, nos permite criar narrativas visuais e simbólicas, sem a necessidade de seguir uma lógica pré-estabelecida, o que pode inspirar novas abordagens ou conceitos para o projeto.
COLAGEM COMO CATALISADOR CRIATIVOE FERRAMENTA DE INOVAÇÃO
A colagem, como prática artística, tem muito a oferecer ao mundo do design, ao promover uma abordagem mais livre e experimental, em que a criatividade pode fluir abrindo portas para inovação. Isso incentiva uma visão multidimensional e desconstrutiva, onde peças visuais ganham novos significados. E é especialmente valioso para designers que precisam encontrar soluções visuais originais e desdobrar conteúdos extensos de forma interessante.
Recomendados pelo LinkedIn
A criação de moodboards é uma espécie de "colagem de conceitos" ajudando o designer a "soltar a mão" criativamente.Um dos maiores desafios no dia a dia do diretor de arte está em representar visualmente conceitos abstratos. Muitas vezes, briefings ou ideias iniciais são difíceis de traduzir em formas tangíveis, mas a colagem permite que se manipule imagens e crie composições visuais que expressam emoções, sensações e identidades de forma intuitiva. Isso é particularmente útil em projetos de branding, criação de Key Visuals e campanhas em que o objetivo é criar uma conexão emocional com o público.
Utilizo esse processo tanto no meu trabalho artístico autoral quanto no dia a dia de direção de arte. Ao combinar fotografias, ilustrações, recortes de revistas e outros materiais, consigo contar histórias únicas e repletas de simbolismo, carrego essa mecânica em todos os meus processos criativos, reunindo referências e imaginando elas aplicadas a um novo contexto.
Texto: Marcos Coelho 🎨💻
Muito legal! 👏 👏 👏