Combatendo o arco elétrico
O risco de arcos elétricos está presente em todo trabalho com eletricidade. Este fenômeno pode surgir entre duas partes energizadas ou entre uma parte energizada e outra desenergizada de um sistema elétrico.
Várias podem ser as origens de um arco elétrico, todas elas presentes em trabalhos de manutenção em máquinas e equipamentos.
- Contato acidental de uma ferramenta com um barramento.
- Cabos com baixa isolação.
- Mal contato devido a conexões malfeitas
- Erro no alinhamento dos contatos em disjuntores removíveis;
- Degradação da cobertura e isolamento de cabos causados por roedores.
O arco elétrico normalmente possui energia suficiente para destruir as roupas dos eletricistas e provocar uma das lesões mais graves que o corpo humano pode sofrer, as queimaduras.
Uma medida simples para evitar acidentes com arcos elétricos é eliminar a necessidade da abertura do painel. Ela pode não ser possível para todos os trabalhos de operação e manutenção, mas a abertura do painel pode ser reduzida drasticamente, como por exemplo para trabalhos de alteração de processos, onde é necessário reprogramar o Controlador Lógico Programável (CLP) no interior do painel, através de um profissional que pode não ter a formação necessária em eletricidade.Neste caso ou o painel deverá ser desenergizado, ou poderemos permitir que a programação seja totalmente feita sem possibilidade de contato com partes energizadas no interior do painel, através da utilização de interfaces especificas¹ para este fim.
A melhor prática de segurança considera o ser humano falível, e somente através de procedimentos certificados podemos garantir a nossa segurança contra os riscos com a eletricidade.
1 - Exemplo as Graceports® da Grace Engineered Products (www.graceport.com) / (www.lambdaconsultoria.com.br/solucoes/grace)