Combine a sazonalidade com os planos de negócios a longo prazo
Quero destacar um artigo de grande valor escrito pela Rita Maria Nunes , Country Manager da TAB Portugal. Achei o conteúdo muito pertinente e decidi partilhá-lo para que outros também possam beneficiar das perspetivas e conhecimentos. A forma como a Rita aborda o tema oferece uma visão esclarecedora e prática, ajudando a aprofundar a compreensão e a aplicar os insights de maneira eficaz.
Na sequência do artigo anterior, em que abordei a questão da sazonalidade, dos seus diferentes níveis e da importância de um plano estratégico e do ajuste das métricas, hoje venho desafiá-lo, caro empresário, a pensar um pouco mais longe. Isto é, de que forma poderá encaixar a sazonalidade no plano de negócio, mas desta feita, a longo prazo.
Por mais antagónico que possa parecer, nos negócios sazonais, qualquer plano a longo prazo tem elementos semelhantes aos que uma empresa mais convencional necessita durante todo o ano, como previsões orçamentais e de vendas, estratégias de recrutamento e retenção ou decisões de marketing e de tesouraria.
No entanto, o foco nas preocupações sazonais, e outros temas relacionados com a época, tem um impacto direto em qualquer plano de negócio que o empresário ou CEO possa considerar. Então como se consegue o melhor dos dois mundos: gerir o presente com olhos no futuro?
Partilho consigo 4 dicas sobre como combinar o seu negócio sazonal com planos de crescimento a longo prazo:
Todas as empresas devem trabalhar a preparação do seu futuro. Nos negócios sazonais existe, naturalmente, um período de menor procura que deve utilizar para esse efeito. Pense em que é que é imperioso atuar (ou modificar) em várias vertentes, como as iniciativas de marketing, a reformulação do website e a gestão de stocks.
Dedique ainda algum tempo à análise dos padrões de vendas recentes pode ajudar a avaliar o dinheiro que se espera receber em determinado período. Isto vai-lhe permitir, por exemplo, fazer um orçamento eficaz de modo a ter fundos suficientes para cobrir as despesas durante períodos de maior abrandamento de vendas.
A época baixa é mesmo o melhor momento para ser estratégico quando não se está sob o stress da época mais movimentada do ano.
Recomendados pelo LinkedIn
Os negócios sazonais têm mais sucesso quando aproveitam a época baixa para fazer uma análise financeira aprofundada. Esta análise deve incluir:
Também é importante acompanhar o orçamento e a situação da tesouraria da empresa. Lembre-se que é imperioso ter sempre dinheiro suficiente para dar resposta aos custos operacionais e a outras despesas recorrentes. Sempre que possível, negociei e procure obter condições de pagamento favoráveis junto dos fornecedores para obter o equilíbrio certo entre liquidez e stock.
No que respeita a stocks, todos os negócios sazonais têm de lidar com um desafio específico: que quantidades devemos armazenar em determinado momento? Um erro de cálculo neste tema é algo que pode sair caro. No entanto, e por outro lado, fazer uma encomenda em grandes quantidades durante a época baixa pode ser benéfico.
Como sublinha United Capital Source, e eu não poderia estar mais de acordo, “s fornecedores oferecem normalmente maiores descontos em encomendas de grandes quantidades durante períodos de menor procura”. Por conseguinte, fazer encomendas junto dos principais fornecedores na época baixa pode ajudar a planear as quantidades de stock necessárias nos períodos de maior procura. Além disso, e talvez o mais importante, tenha em mente que quanto menos pagar pelo stock ganha capacidade para, em paralelo, aplicar menores preços aos seus clientes e maior será também a sua margem de lucro.
Esperar até ao último minuto para começar a contratar colaboradores sazonais é quase garantido que se tornará um problema mais à frente. Os especialistas na área recomendam que os empresários e CEO’s das empresas com estas características criem um plano de recrutamento o mais rapidamente possível. Mas atenção: deve fazer uma análise profunda às finanças da sua empresa para garantir que pode cobrir despesas com salários, impostos, seguros e outros custos relacionados com o emprego.
A etapa seguinte passa por agir rapidamente para se conseguir atingir a meta de ter uma equipa bem formada, amigável e disponível para ajudar os clientes e capaz de ir ao encontro das exigências comerciais sazonais.
A preparação, a análise e as estratégias para a contratação, um controlo eficaz da tesouraria e dos stocks, são elementos chave de qualquer esforço de planeamento a longo prazo. Os negócios sazonais que sejam capazes de incorporar estes elementos têm maior probabilidade de colher os frutos desejados durante a época mais importante do ano. Todas as empresas devem manter-se ágeis no seu processo de planeamento, mas esta é uma exigência ainda maior para negócios sazonais.