Como é trabalhar em startup?
Oi! Esse é um artigo informal e corrido pra contar um pouco das minhas descobertas em quase dois anos e meio no universo das startups :)
Super, mega aprendizado que vale a pena
Trabalhar em startup é aprendizado acelerado e na marra! É um ambiente multidisciplinar, que você faz um monte de coisa - nem sempre da sua área, e por isso desenvolve uma visão bem legal. Inclusive, para empreender no futuro, começar em startup é um bom começo!
Sabe aquilo tudo que você achava que ia aprender na faculdade? A startup te ensina! E caso a sua jornada na empresa termine sem uma promoção ou efetivação, saiba que a sua bagagem profissional vale muito. Em startup a gente evolui em dois anos o que nossos pais evoluíram em 5 ou mais.
Dica: aprendizado e salário nem sempre andam juntos, ok?
Não é só cerveja de graça, totó e risos
Aquele seu amigo que só posta foto de choppinho e painéis de eventos legais está te iludindo. Trabalhar em startup é correria, imprevistos e coisas saindo do controle. Isso é normal já que os processos ainda não estão organizados e vão mudar DO NADA.
A startup tem mais autonomia, flexibilidade e liberdade do que empresas "tradicionais". Você geralmente não precisa acordar de madrugada pra ir trabalhar, às vezes pode ficar em home office, mas a responsabilidade é toda sua. Chega na hora do almoço todo dia, joga totó e não apresenta resultado? Isso é demissão a caminho, sério.
O lado bom é que isso pode ajudar a desenvolver bom senso e autogestão. Trabalhar em startup é construir - você ganha quase um filho. Se a ideia der certo, pode se gabar, os louros também são seus! Aportes, unicórnios e afins surgem dos riscos assumidos por quem vive o dia a dia. O caminho até lá não tem tanta cerveja e risos assim, mas os bons momentos são memoráveis e você vai conquistar amigos e networking pro resto da vida.
Cultura é amor
A cultura da startup diz muito sobre pra onde ela vai, quais são seus valores, como ela se mostra ao mercado e que tipo de pessoa faz o dia a dia funcionar. É bem importante "dar um match" com a empresa e continuar o ciclo de harmonia e trabalho com o time. Pessoas que não assimilam cultura trazem CAOS. Não seja essa pessoa.
Horizontal, mas até certo ponto
Empresas 100% horizontais são sonho. O que acontece na startup é que você pode tomar um café com o gerente e conversar sem medo sobre qualquer assunto. As pessoas realmente se tratam igualmente, mas hierarquia existe e é bom se posicionar com cuidado. Ás vezes é preciso aceitar que, mesmo se você estiver certo, as coisas vão sair do jeito de outra pessoa.
No geral, trabalhar em startup é um crescimento pessoal e profissional bem grande! Tem que ter disposição, resiliência e não ter medo de trabalho, de se arriscar, de fazer merda. Inclusive, é muito importante ter peito pra assinar embaixo dos seus erros :)
Bem, acho que é isso aí por hoje! Tem uma experiência com startup e quer dividir? Acha que não é bem assim? Vamos conversar :)
Empreendedor serial com foco em seguros e benefícios 🛡Empreenda protegido! 💡Criador do Franquia Protegida 🤝Associado ABF
5 aTe agradeço demais o artigo. Amanhã cedo tenho uma reunião com a minha equipe e seu texto vai nos ajudar. Tenho 45 anos de idade, 23 se profissão e sou corretor de seguros, justamente uma das profissões na mira de ser " o próximo taxista". Entrei neste " mundo das Startups" meio de supetão. Tive gastrite, perdi uns quilos e sobrevivi, mas é realmente diferente de empreender no ambiente tradicional. E sangue, suor e lágrimas. Quem tem resiliência e deixa o ego falando sozinho tem mais chances de se dar bem, mas quem dá ouvidos a ele sofre muito. A transformação é inevitável, está é a parte boa. Profissionalmente me rejuvenesceu!
Expansão e Execução
5 aQ legal Rafa! 👏👏👍👍
Coordenador de Mídia e Performance
5 aQue legal seu artigo Rafaela! Estávamos discutindo sobre isso aqui essa semana, como as coisas em uma startup acontecem. Parabéns.
Analyst | Brand Strategy @ Creditas
5 aObrigada por essa publicação, Rafa🤩