Como “aquecer” um endereço IP
Você tem IP’s dedicados novos ou decide alterar o provedor de serviços de e-mail. E agora? Como fazer para conseguir uma boa entrega em uma campanha de e-mails. É possível se tiver as informações e as ferramentas corretas. A resposta por vezes está nos pequenos detalhes.
Os provedores de e-mails decidem se devem ou não entregar aos destinatários os e-mails das campanhas Inbox, em Promoções, ou no Spam baseado no comportamento e no Score de reputação, portanto quanto melhores forem as suas práticas de envio, melhor será a sua reputação, e assim as suas campanhas serão entregues corretamente.
Um IP novo não tem um score de reputação, uma vez que não tem histórico de envio. Então como enviar com êxito para um e-mail de um novo IP com reputação Zero.
É necessário fazer o “aquecimento” do IP, isto é, construir a reputação do IP começando por enviar um volume pequeno de e-mails e ir aumentando ao longo do tempo até o volume pretendido.
Quando começar a enviar volumes baixos de e-mails dos novos IPs dedicados e em seguida aumentar o volume sistematicamente durante um período, dá ao ISP o tempo de reconhecer, avaliar e se ajustar às suas práticas de envio. Durante esse período eles avaliam o seu comportamento, conteúdo, e o envolvimento do destinatário para analisar como você gerencia a sua lista, e como foi feita a sua higienização ( remoção de e-mails inválidos, e solicitações de remoção da lista). São analisadas até as métricas de abertura, respostas, e a movimentação dos seus e-mails para outras pastas e exclusões sem abrir o e-mail. Do ponto de vista do ISP, o período de “aquecimento” permite ganhar confiança em suas práticas como remetente e aprender o seu modo de envio de volumes de e-mails.
Os Spammers costumam inundar as caixas postais dos destinatários com e-mails maliciosos e vírus, saltando de IP para IP para evitar os pontos de verificação de segurança dos ISP.
Durante o período de aquecimento é possível fazer correções e verificar se os ISP não estão estrangulando as suas campanhas. Fique atento as métricas de entregabilidade por campanha, domínio, dia, hora, etc para fazer os ajustes.
Não deixe de avaliar o envolvimento dos destinatários com o seu conteúdo, é uma oportunidade única para testar e otimizar as suas campanhas de e-mail. A reputação que irá construir durante o período de “aquecimento” tornará a sua vida muito mais fácil em termos de entregabilidade das sua campanhas, pois ao invés de ficar sistematicamente resolvendo problemas de entrega, poderá se focar mais de perto no seu negócio.
Cada e-mail entregue aumenta o ROI e ensina-lhe mais sobre os seus destinatários e as suas necessidades.
Quais os procedimentos? Quantos e-mails se devem enviar durante o período de aquecimento?
Tudo isso depende da sua necessidade, do seu volume total de e-mails. A informação abaixo é apenas uma sugestão. Como regra geral para um envio total mensal de 100.000 e-mails, pelo menos deve fazer 2 envios de 50.000 por mês.
A maioria dos sistemas de reputação armazena os dados de 30 dias ou mais, portanto não interrompa as suas atividades durante o período de aquecimento, caso contrário precisará começar do Zero de novo.
O maior desafio normalmente é por onde começar. Primeiro decida sobre qual segmento da lista vai usar, a ideia para o conteúdo, e selecione um fluxo de mensagens que tenha a permissão dos destinatários, isso ajuda de sobremaneira a “cimentar” a sua legitimidade como remetente aos olhos dos ISP. Depois de decidir o segmento, determine a quantidade de e-mails no total e dívida por vários dias em uma linha crescente e gradual o volume dos envios de e-mails.
Para determinar a velocidade de envio, analise os resultados das aberturas e cliques, e analise constantemente as filas de entrega de e-mails geradas no processo, Se ficar estrangulado pelos ISP diminua a velocidade.
MUITO IMPORTANTE
Você deve aquecer os IP’s em cada ISP. Certifique-se de que cada ISP está recebendo uma quantidade comparável de e-mails a cada dia. Por exemplo, não aquecer o Gmail na 2ª feira, Yahoo na 3ª feira, Hotmail na 4ª feira etc... aquecer igualmente os ISP todos os dias de envio de campanhas.
Se não for feito este trabalho a sua atividade de envio será esporádica e não será capaz de construir uma reputação solida com os ISP.
Este processo pode demorar até 60 dias.
Agendamento do “aquecimento” para Newsletter Simples
Abordagem Regular
Divida o seu volume total mensal de e-mails por 30. Por exemplo, se pretender estabelecer um volume de 150.000 envios de e-mails mensais comesse enviando 5.000 e-mails por dia.
Abordagem Rápida
Divida o seu volume total mensal de e-mails por 15. Por exemplo, se pretender estabelecer um volume de 150.000 envios de e-mails mensais comesse enviando 10.000 e-mails por dia. Se você sentir que os ISP estão estrangulando o envio comesse por diminuir a velocidade de envio por hora e se persistir diminuía a quantidade.
Agendamento do “aquecimento” para E-mails transacionais
Para empresas estabelecidas
Se você precisar enviar toneladas de e-mails e migrar de ESP ou migrar seus servidores para os seus novos IP’s dedicados, divida o seu trafego, faça isso em pequenas porções, IP por IP.
Novos negócios
Normalmente, o crescimento da empresa criará organicamente um volume ideal desde que os e-mails dependam do número de Clientes que tem, dessa forma o crescimento da sua base de clientes criará um crescimento confortável em seu volume de e-mail.
Como manter a boa reputação dos IP’s
A reputação é essencial para quem precisa entregar grandes volumes de e-mails, portanto antes de alterar um provedor de serviços de -mail, ou passar de um IP compartilhado para um dedicado, você deve se lembrar de que para restaurar uma reputação ruim poder ser mais caro e demorado do que para construir uma boa reputação. Verifique e monitore regularmente a sua reputação dos seus IP’s.
Algumas considerações:
Paciência
Muitas vezes os remetentes estão ansiosos para enviar as suas campanhas, e não se dão conta que estão prontos também para colocar a sua reputação em risco. Reparar uma má reputação é muito difícil, trabalhoso, e demora de 30 a 60 dias. Falhas na entrega de e-mails podem lhe custar muito dinheiro.
Rotação de IP’s não é um bom negocio
Você não precisa de dezenas de IP’s. Os ISP veem a rotação de IP’s como uma táctica de Spammer e poderá bloquear todo o Range. É possível enviar quantidades grandes de e-mail marketing todos os dias com apenas um IP se você aquecer e continuar seguindo as melhores práticas de envio de e-mail para manter a sua reputação em ordem.
É hora de otimização
Considere o seu período de aquecimento como uma grande oportunidade para otimizar suas campanhas de e-mail, e determinar e resolver quais são os seus problemas de entregabilidade. O ISP apreciam quando você é responsivo na resolução de problemas. Fazer as coisas certas sempre funcionará a seu favor.
E-mails Marketing e E-mail Transacionais não são iguais
Separar os IP’s que são usados para os e-mails transacionais dos que são usados para e-mails marketing.
Os ISP consideram os fluxos de automação dos e-mails transacionais mais importantes e eles são “queridos”, e existe uma espécie de indulgencia e concessões para estes fluxos. Os e-mails marketing geralmente tem mais chances de serem filtrados ou bloqueados. Portanto separe os IP’s que vai usar em cada processo.
As melhores práticas abrem portas
Após o aquecimento siga as melhores práticas para e-mail, e trabalhe e analise adequadamente os seus Bounces e as solicitações de remoção das listas. Periodicamente faça a higienização das listas removendo os destinatários inativos.
Como monitorar a reputação de IPs
Para monitorar a reputação dos seus IPs é preciso ter as ferramentas adequadas.
Postmaster.google.com
Senderscore.org
Senderbase.com
Postmaster.live.com
Miguel Brito (E-mail Marketing Specialist)
Texto traduzido e adaptado de glock.com