A temida Blacklist de e-mail!
É inevitável o risco de entrar para uma blacklist, mas há maneiras e praticas que reduzem as chances de participar da temida lista negra, garantindo que sua campanha chegue a caixa de entrada.
Para começar, é importante entender como é o funcionamento de uma blacklist. A maioria delas utiliza o “spam trap” (armadilhas de spam), endereços de e-mails que servem para identificar a origem do e-mail spam, endereço de ip ou domínio. Se o IP ou dominio não tiver ok, é “blacklistado”
Para reduzir o risco, há três melhores praticas que você deve empregar: Confirmar opt-ins (Double opt-in), validar endereços em tempo real e aplicar uma politica de remoção de destinatários não engajados.
Confirmação de Opt-ins ou Double Opt-In
Quando você envia um e-mail de confirmação antes de adicionar um novo destinatário, apenas e-mails validos e engajados serão inseridos a sua lista. Essa pratica reduz potencialmente a quantidade de e-mails opt-ins para sua base, em contrapartida, o número de denúncias de spam e opt-out também serão reduzidos, o que permite a longo prazo obter um ROI (retorno sobre investimento) melhor.
Seguindo esse caminho, você impedirá que endereços de e-mail “spam trap” sejam adicionados à sua lista. Esta prática também vai aumentar suas taxas de abertura e cliques, porque os destinatários da lista estão engajados e ansiosos para receber seus e-mails.
Validação de endereços
Outra prática recomendada para evitar participar de uma Blacklist é validar endereços de e-mail, verificar os endereços no momento da inscrição. A verificação de e-mails válidos e erros de digitação comuns podem ajudar a reduzir esse problema, haverá redução de erros de domínio comuns e endereços falsos de e-mail. Esse processo pode inclusive, ser feito por ferramentas de terceiros.
Remoção de destinatários não engajados.
Manter destinatários não comprometidos, reduz taxas de abertura e cliques, amplia denúncias de spam e cancelamento de inscrição (Opt-out)
Você deve remover os endereços de e-mail de destinatários que não abrem ou clicam em uma mensagem em um determinado período de tempo, que pode variar dependendo da sua indústria e envio de frequência.
Enquanto sua lista é reduzida, o seu ROI por e-mail enviado aumentará pois a comunicação será feita para usuários realmente interessados. Seu envio e reputação da marca por consequência, vão ampliar, porque você não enviará mais e-mails a quem não quer ler.
Blacklists de e-mail não existem para tornar mais difícil a vida do seu negócio, a comunicação e interação com destinatários, mas porque há uma série de spam chegando a caixa de entrada.
Cada marca tem o seu próprio modelo de negócio único e podem exigir diferentes táticas para reduzir o risco de acabar em uma blacklist. Mas confirmando o opt-ins, validando os endereços e removendo base sem engajamento, são as melhores práticas para ajudar a evitar Blacklists
No entanto, é importante notar que essas medidas preventivas não garantem que o seu e-mail não serão penalizados; isso significa que a sua marca é responsável pela gestão do envio e comunicação com os seus destinatários de forma mais eficaz e respeitosa para garantir que os usuários recebam o que realmente interessa.
Marketing Digital & Infoprodutos
8 aMuito bom R. Amaral.Sucesso ...