Como atuar nas urgências (ou crises) e torná-las aprendizados?
As situações emergenciais dentro de uma operação sempre oferecem uma carga de aprendizado importante para a rotina do estacionamento. Muitas vezes vemos líderes e equipes se sentirem aliviados com uma situação emergencial superada, esquecendo-se do principal:
O que aprendemos com esta situação? O que poderíamos ter feito para evitá-la ou minimizar seus impactos?
Vou dar aqui um exemplo grotesco de emergência operacional, mas que pode ser importante para avaliarmos os fatores que circundam um momento como este em nossa rotina.
Imagine um meteorito atingindo o estacionamento !
É óbvio que a primeira ação, de todos, é buscar o atendimento a eventuais feridos, garantir a evacuação do pátio, e todas as medidas cautelares necessárias para uma situação crítica como esta. Mas meu foco neste texto, com certeza, não é este.
Finalizada esta situação grotesca de crise, o que fazemos? Seguimos nossa rotina, sabendo que certamente a chance de um problema semelhante ocorrer será quase nula, ou aprendemos algo com ela?
Você deve se perguntar: "E como ele acha que eu evitaria uma crise como esta? Deveria ter uma plano no estilo Armageddon - o filme, com uma equipe treinada para desviar o meteoro antes que ele se aproximasse da Terra?"
Claro que seria um plano de ação um pouco ousado. Não, esta não é a minha expectativa!
Recomendados pelo LinkedIn
Mas, esquecendo a origem do fato, que neste caso foi casual e inevitável, o que aprendemos com esta situação?
Se não podemos evitar a situação, podemos analisar quais foram os seus impactos, como a nossa equipe, e as outras equipes envolvidas atuaram, e como podemos melhorar nossos processos.
Então, quais as dicas para tornar a emergência em aprendizado?
Esqueçamos o exagero do exemplo, e vamos nos atentar à realidade de nossa rotina.
Finalizada qualquer situação operacional atípica, é fundamental listarmos todos os detalhes que envolveram a situação, ouvindo todos que estiveram mais próximos desde o início do processo, e analisarmos os acertos e os erros que ocorreram.
A coleta destes dados será fundamental para entender se existe alguma melhoria de processo que possa evitar uma emergência semelhante, se todos os envolvidos sabiam o que fazer durante a emergência e atuar positivamente ao longo de todo o processo.
O histórico de uma situação emergencial nos traz aprendizados importantes, para construção de treinamentos para equipes, exercícios simulados e melhoria de processos pré / durante / pós fato.
quando agimos desta forma muitas crises são vistas de forma a serem gerenciadas.
Superintendente Praiamar Shopping | Grupo Mendes
2 aExcelente abordagem Wellington, o pós evento é sempre fundamental para analisar as oportunidades.