COMO CHEGAR NA PAZ INTERIOR - O caminho do meio
Atualmente estamos vivenciando a experiência separações ou era das divisões. É a turma do azul X a turma do vermelho, bloco A X bloco B, torcida F x contra torcida V e assim por diante.
A divisão nada mais é do que a eterna briga do Bem X o Mal, é o andar nos estremos, escolher um lado e ignorar ou criminalizar o lado oposto. Quando se escolhe um dos lados ignora-se o caminho do meio. Exatamente o caminho que conduz à paz, à sabedoria, ao perdão, à humildade, à conciliação dentre outras nobres atitudes e posturas.
Você está a pensar, agora sim tenho certeza que o pessoal de Coaching é maluco. Para que não fiquem com esta visão sobre mim, vou transcrever o que Deepak Chopra ensina sobre separação e como podemos fazer para andar no caminho da paz. No Livro O Efeito Sombra, Deepak Chopra diz que “a era da sombra pode chegar ao fim quando escolhermos a união em lugar da separação. O destino do self dividido está em nossas mãos. De onde veio a sombra? O impulso pela separação criou o contraste — e a guerra — entre a luz e a escuridão. Quando a separação se torna patológica, ela se manifesta como impulsos da sombra: raiva, medo, inveja e hostilidade. Portanto, a alma humana se sente simultaneamente divina e diabólica, sagrada e profana, santa e pecadora. Nas tradições da sabedoria oriental, temos um ditado que diz que o pecador e o santo estão meramente trocando de papel. O pecador tem um futuro e o santo tem um passado nos quais têm papéis invertidos. A cobiça proibida e o amor incondicional são dois lados da mesma moeda. Você não pode ter uma moeda sem cara ou sem coroa, nem uma corrente elétrica sem um terminal positivo e outro negativo. Assim como a eletricidade, a vida não tem essência, a menos que as pessoas enviem correntes umas às outras. Quando você entender isso, a primeira coisa que perceberá é que ter uma sombra é normal. A sombra é o impulso de separação. Mas o impulso divino é o que busca a união”.
Quando fiz o Curso de Coaching Quântico uma das primeiras coisas que aprendi foi a conviver com o paradoxo; ou seja, conviver com os mistérios da vida e não a perder tempo tentando entende-la. Apenas podemos viver e que mesmo parado estamos em movimento, é o movimento interior, por isso o convido agora a parar, respirar e sentir o próprio corpo. O que dentro de você está em movimento neste exato momento? Qual o conflito que há dentro de você neste exato momento?
Caso, você tenha percebido algum desconforto interior como dor em alguma parte do corpo, sugiro que procure ajuda médica. Caso não tenha detectado nenhum problema como dor pergunto: O que descobriu sobre você mesmo ao parar, respirar e sentir o próprio corpo? Qual foi o maior aprendizado sobre você mesmo?
Estar em paz com nós mesmos é só parar, respirar e sentir o próprio corpo. Contudo, para ir além é preciso um passo a mais, acredito que muitos devam conhecer a dinâmica do conhecimento onde se pega uma folha em branco e faz uma divisória, escrevendo de um lado luz e sombra do outro lado (prefiro esses termos à qualidades e defeitos, gosto também de pontos fortes e de melhorias) e escreva umas 20 qualidades de cada lado. Para ficar mais fácil de entender o que estou dizendo, pegue uma folha em branco e coloque de um lado Pontos Fortes e do outro lado Pontos de Melhoria, como está abaixo e escreva 20 qualidades suas de cada lado:
Pontos Fortes ou Luz Pontos de Melhoria ou Sombra
Para andar no caminho do meio é só fazer mais uma coluna entre a Luz e Sombra, como está abaixo e entre cada palavra que colocou acima descobrir o que faz com que ande no Caminho do Meio. Com isso, verá o que há entre os extremos há o equilíbrio. Exemplo, eu Eduardo sou uma pessoa que sabe amar (mas não vivo 100% no amor, algumas vezes a raiva vem a tona), no meu caso o ponto de equilíbrio é o perdão, saber perdoar a mim mesmo por não ter tido paciência naquele momento. No meu caso ficaria assim:
Pontos Fortes Caminho do Meio Pontos de Melhoria
Amor Perdão Raiva
Como é no seu caso? O convido neste momento a buscar o seu ponto de equilíbrio que fará com que tenha uma vida com mais qualidade e com menos conflitos. Além de eliminar as disputas internas e externas.
Lembre-se de nunca esquecer de se lembrar que estamos ao seu lado para que tenha uma vida com qualidade e que tudo só depende de você.
Médico - Ortopedia-Traummatologia e Medicina do Traabalho
8 aFantástico! Caro Eduardo. Gostei pra valer.