Como criar conteúdos fortes
Já aprendi algumas lições de escrita em minha breve carreira de redatora. Compartilho aqui cinco dessas lições que, obviamente, serão aperfeiçoadas com a aquisição de conhecimento ao longo do tempo.
1. SAIBA QUEM É O SEU LEITOR = saber as características, idade, preocupações e problemas que precisam ser superados é importante para produzir conteúdo direcionado às objeções do cliente.
O conteúdo precisa resolver as dificuldades do cliente, apresentar-se como uma solução e transmitir confiança ao leitor.
2. CONVERSE COM O LEITOR = Use bastante os pronomes "você", "seu: e "sua", quando possível, use também o nome do leitor. As pessoas se sentem confortáveis e importantes quando o texto é direcionado para elas.
3. CONTE UMA HISTÓRIA (storytelling) = apresentar uma narrativa que se relacione com a vida do leitor é uma tática para prendê-lo até o fim do texto. Comece já!
4. MEXA COM EMOÇÕES DO LEITOR = é mais fácil convencer uma pessoa a realizar uma ação (baixar um e-book, compartilhar o texto, comentar, realizar uma compra...) quando despertamos nela algumas emoções: raiva, alegria, tristeza e outras.
5. FAÇA PERGUNTAS NO FIM DO TEXTO = pergunte se o leitor ainda tem dúvidas, se gostou do texto ou alguma pergunta específica sobre o assunto, convide-o para deixar um comentário ou pergunte se ele ainda tem dúvidas.
Com a aplicação dessas cinco orientações é possível potencializar os resultados dos seus conteúdos!
Qual outra orientação você acrescentaria?