Como a democratização do aprendizado de máquina pode impactar as organizações?
Há algum tempo, o aprendizado de máquina e a inteligência artificial pareciam uma realidade distante, na qual só era possível ser vista em filmes de Hollywood. Mas os tempos mudaram.
Hoje, o caminho mais promissor para alcançar a inteligência artificial, verdadeiramente próxima à humana, é uma realidade da vida moderna. Todos os dias, as pessoas interagem com produtos e serviços alimentados por algumas das tecnologias mais inovadoras do mundo sem ao menos sair de casa.
Em uma época onde o mundo se aproxima da marca de 5 bilhões de usuários na internet, vemos essas interações cada vez mais comuns no varejo, nas mídias sociais, telecomunicações, finanças, arquitetura e muitos outros campos.
O aprendizado de máquina e a IA estão informando, impactando e moldando o presente e o futuro. Isso é um fato.
Apesar do que estamos presenciando, essas ferramentas têm sido historicamente antidemocráticas e inacessíveis. Ou seja, apenas usuários mais avançados em organizações e setores selecionados podem utilizá-las.
Parte disso ocorre porque essas tecnologias são complexas. Precisamos ser sinceros: não é fácil obter dados de alta qualidade, abundantes e seguros, e isso é crucial para o sucesso.
Também precisamos considerar que lidar com fontes de dados, sistemas operacionais e outros softwares são grandes desafios para os departamentos de TI. Mas e se eu te contar que tudo está prestes a mudar graças às ferramentas atuais de inteligência artificial e machine learning?
Rumo ao futuro
As ferramentas atuais de aprendizado de máquina, IA e análise de dados estão mais fáceis de usar do que nunca. Como consequência, elas estão se tornando cada vez mais acessíveis e inovadoras.
Atualmente, mesmo as organizações menores possuem acesso a mais dados do que poderíamos imaginar algumas décadas atrás. Parte disto é por reconhecerem o imenso potencial que esses recursos podem oferecer.
Esse reconhecimento, somado à acessibilidade, tem refletido diretamente na preferência das organizações: uma pesquisa feita pela Algorithmia, mostrou que 76% das empresas priorizam a inteligência artificial e o aprendizado de máquina nos orçamentos de TI de 2021.
Com estes recursos em mãos, elas têm acesso às informações necessárias para criar estratégias de aprendizado de máquina e IA que podem tornar suas operações, produtos e serviços mais eficientes, mais econômicos e melhores para clientes e colaboradores.
Um exemplo valioso pode ser observado no setor de e-commerce. Os players que adotaram essa tecnologia possuem ferramentas que fornecem aos clientes recomendações inteligentes de diferentes produtos com base nos históricos de busca dos usuários.
Recomendados pelo LinkedIn
Outro exemplo desta democratização pode ser encontrado no setor da saúde, onde sistemas baseados em algoritmos estão se tornando responsáveis por novas abordagens tecnológicas cada vez mais abrangentes.
Descobertas médicas e estudos de ponta sobre mudanças climáticas misturam aprendizagem de máquina com outras IA’s na construção de modelos e equipamentos mais eficientes.
Essa evolução também reflete nas gerações mais jovens. Mais estudantes estão usando aprendizado de máquina, IA e software de análise de dados, dando às organizações mais talentos para construir equipes que podem transformar conceitos em ação.
Divisor de águas
Como vimos até aqui, essas ferramentas deram uma guinada para além do mundo tecnológico.
Além disso, fornecem ROI impactante quando apoiados por uma equipe sólida de cientistas de dados e analistas que colaboram para essa evolução.
Outro fato que tenho observado ao longo da minha experiência na área de tecnologia é como a proliferação de aprendizado de máquina abriu portas para os usuários mais leigos, sem conhecimento técnico necessário para criar modelos estratégicos.
Ao permitir acesso a esse público específico, a IA e o aprendizado de máquina podem ajudar a aplicar insights inteligentes e orientados por dados. Isso mudará completamente a forma como as organizações operam.
Dos departamentos financeiros ao RH, do marketing às vendas, da engenharia à análise de risco, esses setores vão descobrir inúmeras maneiras de usar o aprendizado de máquina a seu favor, o tornando mais acessível para colaboradores em geral.
Isso lhes dará a capacidade de combinar seu conhecimento de domínio com ferramentas poderosas que podem ajudá-los a atingir seus objetivos e criar melhores serviços, produtos, processos e experiências para todos.
A democratização também pode permitir uma enxurrada de inovações revolucionárias que farão um bem imenso à sociedade, tornando a vida das pessoas mais saudável, segura e até mais sustentável.
Um excelente resultado, concorda?