Como descobrir meus dons e talentos?

Como descobrir meus dons e talentos?

“Flávia, eu não sei no que que sou boa”. Ouço muito esta pergunta e, por isto, resolvi falar um pouco sobre como descobrir seus dons e talentos aqui no Blog.

Sentir-se indo para o matadouro quando vai trabalhar ou entediado de fazer algo com o qual não vê propósito é desesperador. Trabalhar com o que ama e ser bem monetizado por isso é o sonho de todo mundo.

Vou deixar aqui 6 dicas para identificar no que você é bom e fazer muito dinheiro com o que ama:

1° Entre em ação

Comece fazendo algo mesmo sem ter a certeza que esse é o caminho. Fazendo isso, você poderá experimentar, ver o que gosta ou não, perceber o que faz com mais facilidade. Tenha a certeza, isso ampliará a sua visão.

Ficar parado, pensando, refletindo e fazendo milhões de testes para saber seus dons e não entrar em ação, vai lhe deixar no campo do “achismo”:

- “Eu acho que gosto disso”.

- “Ah, queria fazer uma coisa assim...”

- “Aquilo que fulano faz, eu também faria...”

São coisas que você acha, mas só vai ter certeza na hora que for para a ação.

2° Permita-se errar

Não é preciso que tenha uma carreira totalmente linear, aquela que você estuda e atua na mesma área, sem nunca sair da “caixinha”. Não tenha medo de testar. E, se não gostar, pare e recomece. Está tudo bem! O importante é estar feliz, caso contrário, permita-se viver outras experiências.

Você só terá certeza, testando. Ninguém vai saber lhe dizer o caminho exato.

3° Perceba no que você se destaca

Quando você se coloca em movimento, automaticamente mostra seus talentos, aqueles que você nem sabe que têm. Com o tempo, as pessoas vão começar a te elogiar por isso e pedir ajuda.

- “Nossa, como faz isso?”

- “Como você consegue?”

Às vezes, têm coisas que você faz com tanta naturalidade que não percebe que é um dom. Muitas pessoas sofrem ou sonham ter algo que você faz espontaneamente. Saiba, nem todo mundo é bom no que você é.

4° Faça a transição em movimento

Não pare uma atividade e fique sem fazer nada. Faça a transição em paralelo ou saia de uma atividade para outra. Não deixe “buracos” no meio do percurso. Faça os ajustes que julgue necessários no meio do caminho, não espere estar perfeito para começar.

5° Abra-se para as novas oportunidades

Ouça as propostas que receber e permita-se dar uma chance se aquilo fizer algum sentido para você. Não julgue sua capacidade e nem duvide de tudo. Se enxergaram algo em você que você mesmo não estava vendo, aceite viver essa nova experiência.  

6° Responda à pergunta:

- O que eu faço com naturalidade e prazer? Comece por aí.

Faz sentido para você?

Um beijo grande!

Flávia Motta


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos