Como começar uma carreira do zero em outro país?
Iniciar uma carreira quando a sua experiência vem de estágios e da formação acadêmica não é fácil em qualquer lugar. Se for em um outro país é mais desafiador ainda. Porém, é possível. Cada vez mais vemos o relato de brasileiros que estão brilhando no exterior.
E para trazer aqui algumas dicas para quem tem esse sonho, entrevistei a Advogada Empresarial e Tributarista Paula Brunoro que, recém-formada, foi para os Estados Unidos fazer um mestrado há 10 anos, e hoje, é advogada de um grande escritório em San Diego, o Milikowsky Tax Law.
Paula apresentou na nossa conversa quais foram as competências, estratégias e o mindset que ela precisou ter para conquistar esse sucesso, e, vou apresentar aqui para você se inspirar e colocar em prática.
Competências
Ter um excelente desempenho nos cursos e formações que realiza
Não basta somente o diploma ou certificado. Nos Estados Unidos, as notas obtidas no decorrer dos cursos são consideradas em muitas empresas. É preciso dedicar-se durante o período que estiver estudando para colher os frutos depois.
Adquirir experiência profissional, mesmo que de maneira voluntária no início
A experiência profissional é um diferencial na hora da entrevista, mesmo sendo em trabalhos voluntários. Há situações que a pessoa acaba “pagando para trabalhar”, pois não recebe salário e ainda tem que investir nos custos de transporte, mas essa experiência contribui muito para a fase de busca do primeiro emprego, visto que já poderá incluir no currículo uma experiência profissional.
Falar outro idioma, além do inglês
Este pode ser um diferencial. Além do inglês, falar espanhol para a Paula foi um diferencial, pois o escritório que trabalhava atendia muito mexicanos.
Ter mobilidade
Deixar uma família grande, perder as festas de aniversário e casamento, não é fácil. Porém, ter mobilidade abre inúmeras portas para quem quer crescer na carreira.
Estratégias
Saber antes quais os desafios particulares na sua carreira em outro país
Não há espaço para aventuras. Em alguns países, pode ser necessário fazer a equivalência do seu curso, ou pior, a sua formação acadêmica simplesmente não ser aceita. Ou seja, você não poderá atuar na área que desprendeu anos de estudo e talvez até de trabalho, se for o seu caso. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, pesquise muito bem.
Analisar as oportunidades que vão surgindo
O objetivo inicial da Paula era fazer o mestrado, porém apareceram outras oportunidades durante o curso e ela se permitiu para elas.
Não pular as etapas
O lema que a Paula trouxe de família é: “cada dia, basta seu cuidado”. Antes de sair do Brasil, a Paula tirou a OAB. Também, antes de começar a trabalhar, foi para os EUA fazer o mestrado. Ter esses cuidados contribuíram para que a Paula tivesse todas as oportunidades profissionais que tiveram no decorrer de sua carreira.
Tenha um Plano B
Como disse, a Paula tirou a OAB antes de ir para os EUA, pois caso as coisas não dessem certo nos Estados Unidos, sabia que teria condições de realizar uma carreira no Brasil.
Não ficar parada
Como perdeu a data para realizar a prova para entrar no mestrado, Paula teve que esperar o ano seguinte, mas nesse período, fez outros cursos nos EUA, como, por exemplo, Inglês Jurídico, curso que contribui bastante para integrar-se naquele mercado. Mantenha-se estimulada, sempre que possível, faça cursos que vão ajudar na sua carreira.
Traçar uma trajetória antes
De acordo com o seu objetivo, trace a trajetória que precisará percorrer para alcançá-lo. Visualize os possíveis caminhos antes.
Você pode mudar a rota
Quando perceber que não é aquilo que quer, mude. Pesquise, defina os critérios, saiba o que você vai precisar ter para alcançar o que deseja.
Paula trouxe o exemplo que quando entrou na faculdade queria ser diplomata, depois viu que não era isso, prosseguiu nos estudou e pesquisou até encontrar seu novo objetivo profissional.
Mostre todo o seu potencial
É isso que quebra todas as barreiras profissionais.
Nada é uma linha reta e perfeita. Saiba o caminho que quer percorrer, mas que terão alguns obstáculos maiores que ainda nem consegue imaginar
Escolha de acordo com a prioridade do seu cenário atual
Por um tempo foi empreendedora e abriu seu próprio escritório. Depois, entendeu que a carreira como funcionária seria melhor para ela naquele momento de vida e optou por voltar a trabalhar nesse formato. E, se um dia quiser volta a empreender, poderá fazer sem qualquer problema.
A vida é feita de escolhas e decisões, tome as suas de acordo com a sua prioridade. Depende de você analisar a situação atual da sua vida e entender o que você pode e quer fazer.
Tenha o objetivo claro e trace metas para alcançar
Tenha clareza do que você quer, e quais passos deverá seguir.
Adapte-se a cultura que você está inserido
O país e a empresa não vão mudar por sua causa. É você que tem que se adaptar.
Mindset
Saiba o que você quer
Tenha consciência do que é mais importante para você agora, assim fara escolhas mais assertivas.
Aceite que deverá administrar múltiplos papéis
No dia da entrevista, fazia 9 dias que a Paula tinha tido o segundo bebê. Precisamos administrar múltiplos papéis: mãe, esposa, profissional, filha. Esta é a vida real.
Tudo na vida tem questão de prioridade. Saiba dividir o seu dia: o tempo que tem com a família, é da família, e o do trabalho é trabalho. O tempo que estiver trabalhando, entregue o melhor ali para ser produtivo e assim não precisará tirar o tempo depois da família para fazer algo do trabalho. Às vezes acontece, mas procure fazer o máximo para conciliar.
Entenda que é uma escolha, assim não torna um fardo.
Aceite também que nem tudo é do jeito que quer
Por exemplo, você pode querer morar em um local com mais qualidade de vida, porém que é mais competitivo e tem menos oportunidades. Isso exigirá mais de você.
A jornada não é fácil, mas é possível.
Tenha paciência
Nem sempre você vai colher os resultados de imediato, mas os frutos virão. Espere e confie.
Entenda que o medo sempre vai existir
Use o medo como fator motivacional. Não desista. Faça a sua parte, dedique-se aos estudos e se for para as coisas acontecerem, vão acontecer. Leve como algo motivacional para continuar trabalhando pelo que quer.
Nos momentos de crise, foque em dar o melhor de si. Faça a sua parte, plantando a sua sementinha. O que não pode controlar, não pode e ponto. Onde pode se empenhar, ajudando sua empresa? Seu time? Seus clientes? É isso que deve fazer.
Confie em você
Saiba o seu valor. Mesmo que uma outra pessoa tenha uma visão diferente sobre isso, está tudo bem! É a opinião dela, mas você sabe o seu valor, acredita que é capaz.
Qual dica você escolhe colocar em prática hoje?
Abraço,
Flávia Motta
Vendas.Informatica
4 aok..
Senior Corporate Counsel at Intuit |Treasurer at SunLaw Group | Legal Specialist in Tax Law
4 aObrigada Flávia! Foi um prazer compartilhar um pouco da minha trajetória com você!