Como descobrir no que eu sou bom?
Foto: Rebrand Cities

Como descobrir no que eu sou bom?

Você já ouviu aquela frase "Todo mundo é bom em alguma coisa"?. Eu sempre ouvi isso, mas por muito tempo, essa frase não fazia muito sentido para mim e me incomodava demais. Eu olhava para as pessoas ao meu redor e conseguia ver claramente os talentos de várias delas, mas quando olhava para mim, não conseguia enxergar muita coisa.

Ter dificuldade de enxergar os seus próprios talentos é mais comum do que você imagina e acredito que praticamente metade das pessoas que atendo hoje tem essa dificuldade. Ajudá-las neste processo de autodescoberta é uma das minhas maiores alegrias.

Se você também tem essa dificuldade, hoje gostaria de compartilhar com você algumas dicas simples que podem te ajudar a olhar para si com novos olhos e perceber que os seus talentos podem ser tão naturais para você que, muitas vezes, você não os percebe. Para isso, gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

1- O que você faz naturalmente, sem muito esforço, e ao mesmo tempo se sente bem fazendo?  

Essas atividades não necessariamente estão ligadas ao seu dia-a-dia de trabalho. Por exemplo, conheço pessoas que adoram receber pessoas em casa e que organizam facilmente um jantar para 10 pessoas. Conheço outras que fazem amizade até na fila do pão. Algumas que têm uma capacidade incrível de motivar pessoas, outras são mais organizadas, lidam bem com números, gráficos e tabelas. Há ainda aquelas que são ótimas ouvintes e aconselhadoras.

Eu tenho certeza que você faz algumas atividades tão naturalmente que não percebe, mas se ainda assim está difícil de enxergar, vamos para a segunda pergunta:

2- Se eu ligasse para três pessoas de convívio diferente e que te conhecem demais e lhes perguntasse no que você é bom, o que elas diriam a seu respeito?

É isso mesmo, pense em alguém da sua família, alguém do seu trabalho e um amigo muito próximo. O que cada um deles diria a seu respeito? De repente um deles me diria que você é engraçado demais, outro diria que você é muito inteligente e que consegue explicar as coisas para os outros com facilidade. Talvez diriam ainda que as pessoas acatam bem o que você fala ou que você é bastante organizado. Talvez diriam que você dança bem ou que frita o melhor ovo da vida! Eu não sei, mas tenho plena certeza que cada um diria características que você nem sequer imagina.

3- No que as pessoas costumam te pedir ajuda?

Às vezes são atividades que nos parece tão natural que não pensamos que aquilo possa ser um talento. Quando eu olho para o meu círculo social consigo pensar exatamente em que eu chamaria para me ajudar quando o meu celular dá um problema, ou para quem pedir opinião em relação a que roupa colocar em um determinado evento. Afinal, eu não sou boa com essas coisas! No entanto, sempre que alguém precisa escrever um e-mail mais importante, é para mim que eles recorrem. Quando passam por algum problema e precisam se abrir, também é a mim que buscam e, quando percebo, os meus conselhos fluíram naturalmente.

E você? No que as pessoas costumam te pedir ajuda?

Eu não sei quais são os seus objetivos, mas tenho certeza que é possível conquistá-los usando muito dos talentos que você já tem e talvez não perceba. Passar por um processo de autoconhecimento te leva ainda mais profundo, mas se este ainda não é o caso, eu te convido a pegar papel e caneta e responder a essas três perguntas que coloquei acima. Escrever é fundamental para que você consiga organizar os seus pensamentos, começar a enxergar melhor os seus talentos e ocupar o seu lugar no mundo.

Fernando de Melo

Desenvolvedor ADVPL | Banco de Dados - SQL Server | Coordenador de Sistemas | Analista de Sistemas| Infraestrutura Protheus | PG - MBA | PG - Análise e Desenvolvimento de Programas

5 a

Ótima reflexão. Estou sem uma resposta agora. rsrs Vou atras. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thaissa Rauen

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos