Como Diminuir a necessidade por Alimentos Irresistíveis
Primeiro gostaria de falar que você não precisa e nem deve se privar daquilo que gosta; isso só te fará pensar e delirar com a comida que tanto gosta, e está se esforçando para não comer mais. Isso só te afundará na ansiedade e culpa. Um efeito bola de neve que tem trazido infelicidade e baixa autoestima para muitas pessoas. Não quero que você seja uma delas, ok?
Para tanto, quero te trazer um conselho neste post, que foi observado em uma pesquisa com pessoas que buscavam emagrecer. Nela, percebeu-se que pessoas com excesso de peso, tinham redução na atividade da porção cerebral conhecida como ínsula (região envolvida na regulação das emoções), ao observarem ou quando era oferecido à elas, suas comidas preferidas. Como elas conseguiram isso? Exercício físico! De fato, após 6 meses de exercício em suas rotinas (umas faziam 3x por semana, outras mais), a ínsula estava mais regulada ao serem expostas aos alimentos que antes eram irresistíveis.
E aqui vem o conselho extra do Rafael para você: Não precisa ficar esperando 6 meses para ter esse efeito! Basta você começar e zelar por alguma exercício físico que você GOSTE de praticar. Por que? Pois quando vc faz algo que gosta, há emoção positiva de prazer embutida (de fato, aumenta-se os níveis de dopamina e endorfinas no seu sangue após a prática), e além de te ajudar a criar consistência em sua rotina, também vai te dar um baita empurrão para diminuir seu apego e necessidade por determinados alimentos.
Você é daquelas(e) avançadinhos que gostam de desafio? Faça isso então: Além de incluir o exercício que te faz bem, proponha e decida previamente, quanto e como será o seu consumo daquela comida ou alimento preferido! Por ex: se atualmente eu como chocolate todo dia, a partir de hoje, decido colocar yoga (exemplo) todo dia antes de tomar banho, e chocolate na quarta, sexta e domingo.
Entendeu?
Qual será sua estratégia?