Como escolher meu plano de saúde
Vale a pena ter um plano de saúde?
Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre os benefícios de ter um plano de saúde ou até mesmo se vale a pena para você.
Mas a verdade é que cuidar da nossa saúde é mais complicado quando não temos um plano de saúde. Por mais importante que o SUS seja para o nosso país, não podemos negar que é um sistema sobrecarregado e, por isso, contar com ele pode ser complicado em alguns momentos cruciais, como nos atendimentos de emergências e até mesmo quando há necessidade em realizar cirurgias.
E neste momento, o que você faz? Como ter a tranquilidade de que será bem atendido quando mais precisar? Por esses motivos, é tão importante escolher um plano de saúde que entenda as suas necessidades e que se adapte ao que você necessita
Defina a modalidade de contratação do plano de saúde
Existem 4 principais modalidades para a contratação de um plano de saúde. Confira o resumo de cada uma:
Defina a abrangência do plano
Existem planos de saúde com diferentes áreas de abrangência do atendimento. Veja qual modalidade mais se encaixa no seu perfil, pensando em detalhes como sua frequência de viagens. Opções possíveis:
Nacional – Atendimento em todo o território brasileiro
Grupo de estados – Atendimento em estados específicos
Estado único – Atendimento somente em uma unidade federativa
Grupo de municípios – Atendimento em municípios específicos
Município único – Atendimento em um único município
Escolha o tipo de atendimento para o seu plano de saúde
Sabia que você pode escolher entre 3 tipos de atendimento? Essa é uma característica que também tem grande impacto no valor final do seu plano. Opções possíveis:
Ambulatorial – Cobre apenas consultas, exames e alguns tipos de terapia.
Hospitalar com ou sem obstetrícia – Cobre apenas internação hospitalar.
Ambulatorial + Hospitalar com ou sem obstetrícia – Cobre consultas, exames, algumas terapias e internações hospitalares.
Defina a cobertura do plano de saúde
As operadoras montam pacotes com diversos tipos de cobertura. Normalmente, os planos mais básicos cobrem apenas os serviços estipulados pelo “ROL da ANS”, que são serviços obrigatórios que as operadoras devem prestar para os beneficiários. Confira a lista completa do Rol da ANS.
Além disso, existem planos com coberturas adicionais, como para cirurgias, transplantes, vacinas, etc.
Recomendados pelo LinkedIn
A dica aqui é você pensar no tipo de serviço de saúde que você e sua família mais utilizam ou podem utilizar no futuro, e fazer uma lista, exemplo: Se você e seu cônjuge pensam em ter filhos, é importante ter cobertura para obstetrícia e pediatria.
Escolha da rede de atendimento
O atendimento dos planos de saúde é realizado através de uma rede de prestadores ou rede própria das operadoras.
Então, faça uma lista dos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos que você confia e compare com a lista da rede dos planos.
Existem profissionais médicos ou outros serviços que não atendem por plano de saúde. Para esses casos, as operadoras normalmente oferecem reembolso, então escolher um plano que tenha reembolso, pode ser importante dependendo de onde você quer ser atendido.
Escolha o tipo de acomodação
Caso você tenha optado por um plano hospitalar, você ainda pode escolher o tipo de acomodação em caso de internação. As opções são:
Enfermaria – quartos coletivos
Apartamento – quartos individuais
Carência do plano
Uma das principais dicas de como escolher um plano de saúde é atentar-se ao tempo de carência do plano.
Aqui, estamos falando sobre o tempo que o beneficiário precisa aguardar para conseguir ser atendido em diferentes procedimentos pelo plano de saúde. A ANS regulamenta os prazos máximo de carência, que são:
Escolha o tipo de plano sem ou com coparticipação
Sem coparticipação, nesse formato tradicional, você paga somente o valor da mensalidade, isto significa que mesmo que você utilize o plano para consultas, exames, cirurgias ou internações não vem na fatura nenhuma cobrança adicional.
Com coparticipação você consegue uma economia no valor da mensalidade em até 30% ao mês, dependendo de cada operadora, mas toda utilização vem cobrado uma taxa extra por uso. Mas vale a pena esse formato?
Podemos dizer que em muitos casos sim, vale muito a pena, isto porque as taxas são pequenas de coparticipação e você não vai usar o plano todo mês, a não ser casos isolados com doenças crônicas graves.
Como escolher um plano de saúde em 8 passos
Contrate o seu plano de saúde
Gostou das vantagens dos planos de saúde ? Nossos especialistas te ajudam a adquirir o seu plano de saúde para você de forma simples, rápida, segura e totalmente personalizada!
Telefone: ( 81 ) 98443 - 0290