Como esquentar as vendas na Black Friday sem cair numa fria
A Black Friday é um dos momentos mais importantes para o varejo online brasileiro. Em 2024, ela acontece no dia 29 de novembro, e a expectativa de faturamento é de R$9,5 bilhões. Enquanto os consumidores aguardam a data para aproveitar as ofertas, as empresas também precisam estar preparadas para se proteger contra tentativas de fraude.
Na edição de hoje do The Data Insights, vamos levar você para conhecer como a inovação em inteligência de dados influencia os dois lados dessa história: 1) como usar dados confiáveis para conhecer melhor seus consumidores e impulsionar as vendas e 2) como aproveitar a automação e os dados na proteção contra fraudes.
A Black Friday já está consolidada no calendário comercial dos brasileiros, tanto para empresas gerarem mais vendas quanto para consumidores garantirem um bom desconto naquele produto que estava na lista de desejo.
Para os negócios, a data é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento e potencializar os resultados na reta final do ano.
Embora seja um evento muito ligado ao segmento B2C, empresas B2B também podem se beneficiar com estratégias que ajudem a atrair novos clientes e, consequentemente, a vender mais para o cliente certo.
E isso passa por planejar uma boa estratégia comercial, o que não envolve apenas ações comerciais, mas também de prevenção a fraudes.
A seguir, separamos algumas dicas para aumentar as vendas nesta Black Friday e para proteger sua empresa contra golpes nesse período.
Dicas para vender mais e melhor
Para aproveitar as melhores oportunidades de vendas, lembre-se de algumas dicas simples que podem gerar bons resultados nos seus negócios:
Parece clichê, mas ainda é comum empresas aderirem à campanha de Black Friday sem oferecer um desconto real. Ao praticar a política de desconto de forma honesta, como é esperado, além de estimular as vendas, uma empresa tem a oportunidade de conquistar novos clientes e até fidelizá-los à marca.
Além do tradicional desconto, explore ofertas de upgrade em produtos ou serviços logo após a compra feita pelo cliente. Além de agregar valor, você pode aumentar o ticket médio. A oferta de um novo produto a um preço mais atrativo, que complementa a experiência de uma solução que o cliente já tem contratada, pode ser outra opção para fomentar as vendas.
Quando falamos de vendas B2B, vale lembrar que o processo é mais complexo e o ciclo de vendas é maior. Você pode escolher diferentes canais para sua estratégia de comunicação: redes sociais, mídia paga, mídia externa, marketing de conteúdo, entre muitas outras ações. Porém, para garantir maior precisão na sua estratégia, é fundamental fazer a segmentação da sua base de clientes aliada à personalização do conteúdo de acordo com o interesse de cada perfil de público.
Utilize uma ferramenta que o ajude a monitorar as vendas e acompanhar os principais KPIs, assim como outras métricas que permitam avaliar a eficácia de cada ação.
Número de novos clientes, CAC, ROI e ticket médio são alguns dos indicadores que você pode acompanhar nesse processo.
Você pode contar com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway que, além de o ajudar na segmentação de clientes, ajudará a conhecer com profundidade seu mercado potencial e a vender para o cliente certo com eficiência operacional.
O escudo contra fraudes na Black Friday
Com tanto interesse dos consumidores pela data, a Black Friday também é um evento que recebe a atenção dos fraudadores. Alguns dos principais golpes que são realizados nesse evento são: sites falsos, fraudes relacionadas ao Pix, roubo de dados e, mais recentemente, a criação de contas de vendedores falsas.
Em um tipo de golpe mais recente, os fraudadores fazem uso da plataforma de lojas digitais confiáveis para criar perfis de vendedores terceiros (sellers) e realizarem seus golpes.
Recomendados pelo LinkedIn
E esse é só um dos inúmeros problemas que os times de prevenção à fraude e compliance dos varejistas precisam observar.
Como a concorrência pelos preços e velocidade na entrega são pontos-chave para as vendas, há empresas que aceitam novos fornecedores para manter a competitividade. No entanto, esses fornecedores nem sempre têm a capacidade para atender à demanda ou são empresas realmente sólidas.
Sem uma diligência adequada, os varejistas podem ter problemas reputacionais de qualidade ao escolher empresas que não são confiáveis. Nesses casos, é possível usar a tecnologia para realizar um onboarding rápido e filtrar vendedores terceiros e fornecedores que atendam às necessidades dessas companhias.
Com a ajuda da Neoway, você filtra os melhores fornecedores – e evita os riscos de escolher aqueles que podem causar problemas, como atrasos na entrega e a insatisfação dos consumidores.
Com ajuda das soluções de Prevenção de Perdas e Compliance da Neoway, é possível mitigar riscos, como:
A Neoway conta com mais de 130 empresas diferentes em sua carteira de clientes que estão no segmento de varejo.
Além disso, as soluções de prevenção de perdas e compliance atendem 4 dos 10 principais grupos varejistas do país, segundo ranking desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo.
Fale com um especialista e saiba mais sobre como a Neoway pode ajudar o seu negócio a vender mais e mitigar riscos!
A Neoway recomenda
Quais são as indústrias que vão transformar o futuro do mercado?
Um estudo da consultoria McKinsey aponta que dezoito arenas poderão remodelar a economia global e gerar entre 29 e 48 biliões de dólares em receitas até 2040. Conteúdo em inglês.
Como aplicar a personalização em massa na sua estratégia go-to-market
A personalização em massa está cada vez mais presente nas estratégias das empresas que buscam alcançar seus clientes de forma mais eficaz e, consequentemente, ter resultados mais expressivos nas vendas.
Prevenção à Fraude na Black Friday
Confira o Neoway Simplifica sobre as fraudes durante a Black Friday e as medidas de segurança que as instituições financeiras precisam ter para se prevenir.