Como está sua equipe?
Todas as pessoas envolvidas em gestão de equipes reconhecem a importância da integração das pessoas que compõem um time para que as metas estabelecidas possam ser alcançadas. O desenvolvimento de uma equipe sempre será uma tarefa exigente, que requer muita dedicação e disciplina pessoal, além de habilidades como empatia e a capacidade de perceber o que nunca é dito mas que sempre está implícito na forma com que as pessoas se relacionam com as outras.
Toda equipe é única e possui características peculiares mas também desafios específicos em todas as fases de sua constituição, estabelecimento e plena operação. Acredito que a maior exigência da liderança de uma equipe consiste em fazer com que pessoas diferentes, de formações e contextos diferentes e que possuem metas de vida diferentes, desenvolvam a consciência de viverem por um objetivo comum. Descobrimos como gestores que é fácil colocar uma meta para uma equipe e receber um sim de todos, mas o quão difícil é fazer com que formem um time eficaz, porque isso vai além de se propor uma meta e estabelecer uma estratégia, mas em como encontrar um meio pelo qual aquilo que é para todos tenha sentido e conexão com aquilo que cada membro da equipe deseja para si.
O QUE É UMA EQUIPE?
Uma perspectiva que gosto de abordar para equipes que acompanho é o próprio conceito do termo corporativo para entender a dinâmica de uma equipe de trabalho. Quando pensamos em um “time” de futebol por exemplo, falamos de um clube, da paixão de uma torcida, e bem sabemos que em um campeonato somente um clube pode ser o campeão, mas também é notório que dentro dele sempre há pessoas com interesses pessoais, atletas que se destacam mais por suas habilidades pessoais e por isso são mais “mimados” pela mídia. E mesmo que todos no clube ganhem projeção com um título, nem todos alcançam o “mesmo lugar ao sol”. E este mesmo cenário acontece no mundo corporativo em todos os lugares e momentos.
A expressão corporativo no latim se refere “a formação de um corpo“. E aí está uma chave que pode modificar consideravelmente o que uma empresa pode alcançar em seus resultados, pois estamos acostumados com o termo “time” quer ele seja de fato produtivo e de alta performance ou esteja em formação ou em baixa produtividade, porém pensar em como fazer de um time um corpo em formação é muito mais exigente e complexo, porque transcende metas e estratégias. Um corpo é formado por muitas partes diferentes, mas que estão conectadas a um mesmo fluxo de vitalidade e toda parte que não recebe o fluxo do sangue, onde está a vida, perde sua funcionalidade.
Quanto mais funcional este corpo é, maiores se tornam as possibilidades do que ele pode desenvolver, realizar e produzir.
As partes do corpo não podem viver sem estarem conectadas ao corpo, mas o corpo se adapta as partes que não estão mais fazendo parte dele, o que a biologia humana chama de “fator de compensação” para manter o equilíbrio funcional. Por isso uma pessoa que não tem mãos pode tocar com maestria um instrumento com os pés e um cego possui senso de direção usando outros sentidos. Estes são exemplos de como o corpo é capaz de manter-se funcional mesmo que limitado em alguns aspectos, diferente do membro que se “desconecta” dele por algum motivo. As partes do corpo tem necessidades específicas, o que chamamos de desejos, mas as suas necessidades são supridas somente à medida que o corpo é nutrido. Tudo trabalha para uma coisa apenas, para que o corpo continue vivo, funcional e produtivo. Não há “estrelas”, ainda que hajam funções diferentes em um corpo com um só objetivo de beneficiar todas as partes. Quanto mais funcional este corpo é, maiores se tornam as possibilidades do que ele pode desenvolver, realizar e produzir. Mas qual seria o caminho para esta transição? No próximo artigo trataremos sobre o fluxo de formação do comportamento humano para os passos iniciais desta jornada. Vamos juntos!
Em nossa palestra A Jornada do Desenvolvimento Pessoal Em Uma Perspectiva Corporativa, este assunto é ampliado de forma mais profunda e prática, visando gerar a consciência sobre a importância do enriquecimento do capital humano nas equipes de trabalho e a ampliação dos resultados que uma empresa pode alcançar a partir de uma cultura organizacional orgânica, relacional e de alta performance. Agende esta palestra em sua empresa ou evento enviando seu e-mail para contato@illuminecoaching.com.br
Acesse esse e outros conteúdos em nosso site