Dicas para manter a produtividade de sua equipe - parte 1

Uma das preocupações dos gestores é justamente manter a produtividade de sua equipe.

Se considerarmos as necessidades humanas apresentadas por Abraham Maslow (fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto realização), pode se dizer que a motivação das pessoas só ocorre em sua plenitude quando todas essas necessidades forem supridas.

Sem dúvida nenhuma, algumas ações dos gestores podem interferir nessas áreas, por este motivo é muito importante medir seus impactos na produtividade da equipe.

Observe a corrida de cachorros, por mais estranho que pareça, o ator principal na corrida de cachorros não é o cachorro mais veloz e sim o coelho mecânico.

Se o coelho parar, todos os cachorros param e baseado nisso pergunto:

·        Você já identificou o coelho em sua equipe?

·        Quais ações você está tomando para mantê-lo motivado a continuar sendo produtivo?

·        Se este coelho deixar sua equipe, quem poderá substituí-lo?

Suas ações de reconhecimento da produtividade do seu coelho deverão mostrar para a equipe que ter uma produtividade próxima ou igual do seu coelho é um bom negócio e com isso o resultado global da produtividade de sua equipe será maximizado.

Nas olimpíadas do Rio de Janeiro, dois atletas se destacaram na final dos 200 metros, Usain Bolt e Andre De Grasse quase chegaram juntos. Usain Bolte se tornou referência para os demais atletas e o que mais se aproximou da performance dele foi justamente Andre De Grasse.

Segundo o depoimento de Usain Bolt, em dado momento ele desacelerou para que De Grasse pudesse encostar, mas o que ocorreu foi que ele também desacelerou. Neste momento Bolt o repreendeu “O que você está fazendo?”.

Esta atitude nos mostra que o profissional “coelho” além de ser uma referência deverá ser um agente motivador para os demais membros da equipe.

As ações do gestor deverão ser mais positivas e menos negativas. É melhor reconhecer quem "faz acontecer" do que penalizar quem não faz. Reconhecer quem faz, eleva o moral tanto do colaborador quanto da equipe e penalizar quem não faz impacta negativamente nestes dois aspectos.

Nota: Ter uma equipe ocupada nas oito horas de trabalho, não significa que a mesma é produtiva.

Até breve.

Dicas para manter a produtividade de sua equipe - parte 2


Ruth Bianquezi

Logística/Técnico em Farmacia

7 a

O exemplo usado sobre os corredores Usain Bolt e Andre De Grasse, foi excelente. Parabéns!

Parabéns. O texto mostra claramente como manter uma equipe motivada.

Wagner Monteze Arrighi.'.

Engenheiro de Produção | Planejamento Estratégico | Projetos Eficiência Industrial

7 a

Excelente Marcelo. O desafio do gestor é também de identificar o momento em que o coelho está desacelerando. Nesse momento ele deve buscar também um fator motivador para o manter acelerado, assim os cachorros continuarão dando o seu melhor!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos