Como está a sua inteligência emocional?
Como uma pilha/bateria, as pessoas também têm seu lado positivo e seu lado negativo. Manter-se o tempo todo no lado positivo muitas vezes não é fácil, mas saber identificar quando estamos em estado negativo e mudar rapidamente de estado é fundamental para ter sucesso nos relacionamentos sejam eles pessoais ou profissionais.
Quando você fica em um estado emocional negativo o corpo todo reage, os músculos ficam tensionados, o rosto se fecha, o semblante fica pesado, ombros caídos, braços cruzados, a pessoa fica cabisbaixa e algumas vezes nem sai da cama, chegando até a adoecer e por causa disso pode perder diversas oportunidades de melhorar sua vida, de fazer negócios, de trabalho, de construir relacionamentos saudáveis e o principal: oportunidade de ser feliz.
Então como mudar seu estado emocional?
Todos nós conhecemos pessoas que têm total controle de suas emoções. Elas permanecem calmas em uma situação de crise e tomam decisões com sensibilidade, a despeito de a situação ser estressante, e não reagem de uma forma negativa. Outras pessoas têm a capacidade de ler as emoções dos outros. Elas sabem o que dizer para fazer com que as pessoas sintam-se melhor, e também sabem como fazer para inspirá-las a agir em um estado positivo.
Pessoas assim têm alta inteligência emocional (IE). Elas têm relacionamentos fortes e gerem situações difíceis com calma e efetividade. Geralmente são propensas a ser resilientes diante da adversidade.
Daniel Goleman discutiu esse conceito em seu livro: Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, aliás uma excelente dica para leitura, ele apresenta a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
• Autoconhecimento Emocional;
• Controle Emocional;
Recomendados pelo LinkedIn
• Automotivação;
• Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
• Habilidade em relacionamentos interpessoais.
Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.
Esse conceito de “Inteligência Emocional” é apontado atualmente como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. As habilidades da “Inteligência Emocional” são mais aprendidas do que inseridas, a I.E. pode ser atingida através de treinamento e prática, portanto exige persistência. Muitas pessoas podem pensar que isso é feito automaticamente, mas você sabia que você pode compreender e controlar seus sentimentos e emoções? Embora algumas pessoas possam fazê-lo facilmente, gerenciar o sentimento é uma habilidade aprendida.
Se você gostou curta e comente aqui como anda a sua inteligência emocional?
Adoraria saber sua opinião!!
Central - Desenvolvimento Humano
7 aMuito bom Coach Adriana. A Inteligência Emocional é muito importante nos dias de hoje e fundamental para todo profissional.