Como está a sua Saúde mental no trabalho??
A Saúde Mental é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.
Após um ano marcado pela maior crise sanitária do século, a saúde mental nunca esteve tão em alta. Vimos crescer consideravelmente a procura por soluções completas para suprir não só o cuidado com a saúde física, mas, principalmente, com a mental e a emocional.
Falar sobre saúde mental ainda é um tabu, especialmente no ambiente corporativo que, muitas vezes, é marcado por pressões, estresse, sobrecarga e insegurança. E o isolamento social, acompanhado das incertezas econômicas, trouxe diversos impactos negativos nesse sentido.
Não é raro encontrar pessoas que ficam com sua a saúde mental prejudicada por causa do trabalho. Ambiente de trabalho dispersivo, com pessoas não engajadas, com uma competitividade acima do normal, deixam os colaboradores com alto nível de ansiedade, estresse e, assim, perdem sua produtividade e seu foco, podendo gerar depressão.
Dados da OMS mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no planeta. Estamos falando de 9,3% da população, o equivalente a mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com a ansiedade.
Diante do contexto atual, o home office se tornou a oportunidade ideal para que líderes experimentem e adotem mudanças efetivas que trarão um impacto positivo e duradouro para todo o período da retomada coorporativa.
Ajudando os colaboradores
Ao demonstrar empatia e desenvolver um laço de proximidade com o colaborador, a liderança coorporativa cria uma relação mais saudável com a equipe, identificando pontos de ajuda para os membros da equipe. Conheça algumas estratégias para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho.
Estimule a práticas de técnicas mentais: A meditação é uma técnica milenar de controle da mente que a cada dia vem ganhando mais espaço no ambiente corporativo. E o motivo são os positivos impactos que a prática recorrente pode ter para a saúde mental.
Promova a prática de esportes: a prática de exercícios auxilia na liberação de endorfina pelo organismo, uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. A prática de esportes é um tipo de incentivo que não pode deixar de ser considerado pelas empresas que se preocupam com a saúde mental no trabalho.
Oriente os colaboradores a fazerem pausas: Estudos comprovam que uma maneira importante de evitar erros e acidentes é adicionar intervalos de descanso em longos períodos de trabalho. Mas essa prática também é muito importante para evitar o esgotamento mental. As pausas podem ser programadas de várias formas, conforme o ritmo de produtividade esperado e a natureza da organização.
São várias as ações que podem ser colocadas em prática para melhorar a saúde mental no ambiente corporativo. No entanto, é preciso atenção para que as iniciativas realmente sejam relevantes para todos os envolvidos, o que já pode ser colocado em prática com o auxílio de uma boa gestão em saúde.
Comunicação l Cultura l Diversidade l Arte
3 aMuito bom! 👏
CMO
3 aExcelente !!! Muito importante em temos de Home Office. Gostei das dicas!