Como fazer recrutamento online e contratar a pessoa certa

Como fazer recrutamento online e contratar a pessoa certa

O recrutamento e seleção costuma ser um desafio para os profissionais de RH e gestores. Encontrar um candidato compatível com a vaga e com a cultura da empresa é uma grande responsabilidade que impacta diretamente os resultados do negócio. Nós aqui da Sólides sabemos bem disso! Já vimos várias empresas transformarem seus resultados a partir do momento que passaram a se preocupar mais com seus colaboradores.

Assim, já está muito claro que o recrutamento merece atenção. Mas, e o que acontece quando, de uma hora para a outra, o recrutamento precisa mudar de formato? Com o momento atual que vivemos, com a pandemia e o isolamento social, os recrutadores se viram obrigados a reinventar esse processo.

O recrutamento agora é online, e esse novo método veio para ficar! E olha que não falo isso só por conta do isolamento. Essa questão acelerou sim a digitalização do RH. Muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente ao mundo digital. Várias delas anunciaram que fizeram grandes transformações digitais em menos de um mês. Se não fosse o cenário mundial, essas mudanças demorariam anos.

No RH aconteceu a mesma coisa. Muitas empresas iniciaram processos de recrutamento e seleção totalmente digitais. E aprenderam muito com isso. Tanto, que não querem mais voltar ao processo antigo. Em um levantamento feito pela Sólides, Weseek (startup da Catho), Gelatina e Yube, identificamos que 48% das empresas vão manter o recrutamento e seleção online mesmo após a pandemia.

Com isso, surgem muitas perguntas: Como recrutar à distância? Será que o recrutamento online é mesmo melhor? Qual ferramenta devo usar?

Calma, eu sei que no primeiro momento, esta situação pode causar ansiedade. Realmente, não tem mais aquele contato ao vivo, cara a cara. Mas a contratação não precisa sair prejudicada, de forma alguma, nem a experiência dos candidatos!

Nós sabemos que contratar errado custa caro e sabemos também que o candidato está tendo ali no processo seletivo, o primeiro contato com a sua empresa. E todo contato com a empresa é importantíssimo e deve ser feito com atenção, seja com candidatos, funcionários, clientes, parceiros, ou qualquer outro stakeholder.

Assim, o recrutamento ser online não precisa significar que as relações ficaram menos humanas. Muito pelo contrário. O RH agora tem ferramentas suficientes para, junto com os gestores, tomar as melhores decisões. E mais: o RH vai deixar de fazer processos manuais e burocráticos, para focar no que é mais importante: as pessoas. 

Pensando em todos os desafios dos RHs com recrutamento e seleção online, a Sólides anunciou recentemente o lançamento de um novo módulo de R&S com gestão comportamental. No dia 22 de setembro, às 19h, vai acontecer o lançamento dessa nova ferramenta. Neste dia, eu vou contar como as empresas podem contratar mais rápido, identificar os melhores perfis para as vagas e gerenciar todas as demandas de RH em apenas uma plataforma. E você ainda poderá desfrutar de um show especial do Jota Quest com a gente e ainda ver os resultados do teste comportamental que fizemos com a banda. As inscrições para participar do lançamento são gratuitas, é só clicar aqui para se inscrever e assistir ao vivo.

Com essa ferramenta, na hora de contratar, o RH poderá aplicar o nosso teste comportamental exclusivo, o Profiler. O teste também valoriza a experiência do candidato: pode ser feito em apenas 5 minutos e apresenta mais de 50 informações sobre competências, fatores motivacionais, estilo de liderança e nível de energia durante o trabalho. 

Além disso, com essa ferramenta, os gestores poderão fazer filtros avançados para encontrar, em poucos segundos, perfis compatíveis com a vaga. Com sistema integrado ao Profiler e com as provas e entrevistas sendo feitas dentro da própria plataforma, será fácil e rápido analisar as soft e hard skills para colocar a pessoa certa no lugar certo. E ainda, todos os inscritos poderão receber contatos automatizados e customizáveis - nunca mais um candidato vai ficar sem feedback!

Esse é um exemplo de como o recrutamento online não perde em nada para o recrutamento tradicional. Pelo contrário, ele coloca uma poderosa inteligência de dados nas mãos dos recrutadores. E eu, particularmente, acho isso incrível! Afinal, o objetivo da Sólides sempre foi transformar as empresas por meio das pessoas, colocando o RH como protagonista. Esse é o futuro do recrutamento e seleção! Vamos juntos? 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos