Como foi que descobri as constelações sistêmicas no meu trabalho?

Como foi que descobri as constelações sistêmicas no meu trabalho?

Falando da Constelação Sistêmica Organizacional

- Depois de muito tempo trabalhando com processo de aconselhamento biográfico, eu reconhecia que muitas vezes no  resultado da estruturação biográfica, apareciam padrões repetitivos na configuração da biografia do paciente.  Não se tratavam de intercorrências ocasionais,  circunstâncias ou de fatos advindos do ambiente externo ao paciente, mas de ocorrências alheias à vontade do paciente, e que  mesmo fugindo da vontade do paciente acabavam produzindo efeitos familiares na vida da família do paciente. Frequentemente, se relacionavam à padrões conhecidos como interrupções de processos que já vinham se desenvolvimento até certo ponto, ou ocorrências de intensa dedicação e trabalho que nunca resultavam no êxito esperado. Sempre se tratando de padrões que se repetiam através das gerações de pais para filhos na família.

Em ambas as situações trazendo uma grande frustração para o  paciente diante de seu objetivo de realização de vida e propósito. Foi então que constatei que estas dinâmicas até certo ponto inconscientes, uma vez detectadas são facilmente removidas das dinâmicas familiares, liberando os esforços para o êxito.

Este é um padrão de intercorrência sistêmica que também pode estar  presente na vida das organizações e das empresas. É uma dinâmica  que ocorre contra a vontade das equipes de trabalho ou mesmo das lideranças das equipes.

Esta dinâmica sistêmica é chamada nas constelações sistêmicas de “ A preponderância da missão em detrimento ao propósito.” e quando ela é identificada há uma técnica de liberação dos indivíduos e das equipes em direção à prosperidade do propósito. 

 Acompanhe nossas próximas postagens que traremos muitos exemplos práticos para você conhecer mais sobre as técnicas de Constelação Sistêmica aplicada às organizações.

Beatriz Fleury Gerber

Consultor de Hotelaria | Hospitality Expert | Event Management | Marketing | ESG | Design

1 a

Nossa uma descoberta e ainda para poucos, mas fala tudo, basta um bom profissional e a empresa se encaixa

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Hellmeister Canal

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos