Como fugir dos inconvenientes ao comprar seu imóvel
Como eu estou no mercado imobiliário há muitos anos, posso facilmente perceber os problemas ou potenciais pontos de reparos em um imóvel.
Vou compartilhar com vocês um pouquinho do que já vivenciei, para ajudá-los em uma futura compra.
Toda casa possui um histórico que deixa pistas, as quais contribuem muito para um diagnóstico de possíveis ocorrências.
Ao entrar em um imóvel, devemos observar as paredes, notar se existem tonalidades diferentes ou manchas principalmente perto do piso e atrás de móveis. Os armários, podem camuflar diversos problemas, sendo assim, fiquem atentos ao notarem odor diferente no seu interior, dificuldade em abrir portas ou gavetas, desgaste/irregularidades ou dobradiças enferrujadas.
Sempre vale a pena investigar onde passa a tubulação de água do prédio e se foi realizada alguma reforma recente. Se estivermos falando de uma casa, importante saber há quanto tempo foi construída, se está na garantia de 5 anos do construtor e caso o imóvel esteja em declive, atenção para o escoamento de água pluvial que vem da rua.
Coisas simples como a política de dedetização do condomínio e as normas sobre animais podem parecer sem importância em um primeiro momento. Porém, quando você não dedetiza sua casa em conjunto com a vizinhança, o inconveniente de insetos constantes, tiram a sua paz. Já no caso de pets, o incômodo pode ser grande, se por exemplo, seu vizinho tiver um cachorro e este começar a latir as 7h da manha em um domingo.
Uma reclamação muito comum dos meus clientes no caso de apartamento, é o ruído do vizinho acima, portanto, torna-se fundamental uma pesquisa da qualidade do isolamento acústico entre as unidades.
Caso você esteja buscando uma casa em condomínio, fique atento à localização, veja o que existe no entorno do bairro, tipo de casas ao redor ou terrenos abandonados. Antes de comprar, perceba se existe muito fluxo de veículos e pedestres na frente da sua futura casa e se for perto da área de lazer, analise o nível de ruído. Se existem arvores muito próximas, observe se há umidade ao redor e como é a política de poda e corte para não colocar o seu patrimônio em risco.
O mais importante na minha opinião, é escolher um bom profissional para auxilia-lo nesse processo de compra. Com ele, seguramente, você terá acesso a todo histórico do imóvel, terá ao seu lado um aliado para investigar possíveis problemas na casa e assim, escolher com segurança seu próximo lar.
Head Nota Comercial at IDSF
4 aShow! Ótimo artigo!!! Informações importantes para a grande maioria das pessoas que, como eu, normalmente não se atentam de detalhes fundamentais na hora de escolher um imóvel...Sucesso nos teus projetos!!!