Como gerar valor ao cliente com funil de vendas
Como gerar valor ao cliente com funil de vendas | Falando pelos Cotovelos

Como gerar valor ao cliente com funil de vendas

Em primeiro lugar, demonstrar valor aos clientes é algo muito mais complexo do que se imagina. Uma vez que, não se trata somente de comercializar um produto ou serviço, você precisa seduzir esse consumidor e leva-lo até a compra.

Além disso, o gerar valor ao cliente não tem necessariamente ligação com o bolso, mas sim, da experiência que se cria e na roda envolvente que o público-alvo tem acesso durante a jornada de compra.

Para isso que existe o funil de vendas - também conhecido como pipeline, que serve como a base de etapas para desenvolver e nutrir as pessoas, despertando sentimentos positivos e relevantes para a aquisição de algo.

Porém antes de iniciar com as explicações, vejamos o que é funil de vendas:

Funil de vendas são etapas que acontecem durante o processo de compra de um consumidor, sendo identificado em três partes: topo, meio e fundo de funil.

Quais são as três fases do funil de vendas

As etapas do funil de vendas acontecem do primeiro contato até a venda efetiva.

Agora vejamos as três fases e suas respectivas definições:

  1. Topo de Funil: a primeira fase é classificada como aquela onde o visitante descobre que tem uma necessidade ou problema e que precisa resolve-lo. Sendo etapa de consciência, a famosa virada de chave. Nesse caso, você pode nutrir o seu potencial cliente com informações sobre mercado, dados e tudo aquilo que vá gerar valor e mostrar sua autoridade no setor.
  2. Meio de Funil: Já na fase de meio de funil estão os leads que já conhecem sua marca, mas que ainda possuem um "pé atrás" quando a possibilidade de fechamento e aquisição de algo. A etapa de meio de funil é aquela onde a pessoa começa a considerar a compra, sendo de reconhecimento. Para se destacar, desenvolva inbound marketing voltado para sua solução e não teorias sobre seu produto/serviço. Todo mundo sabe o que é um tênis e existem muitas opções no mercado, traga razões que fazem o seu tênis o melhor do mercado.
  3. Fundo de Funil: Finalmente chegamos na terceira fase, também conhecida como bottom of the funnel (BoFu). Uma vez que, os leads que eram qualificados, se tornam oportunidades de vendas. São aqueles potenciais consumidores que já estão na fase de decisão de compra. E buscam soluções para os problemas que já identificaram que possuem.

Existe quarta etapa do funil de vendas? Saiba mais

A maioria das pessoas identificam as ações do funil de vendas pelos pontos listados anteriormente, mas a realidade é que temos uma quarta etapa (sim, ela existe), mas que muitas vezes passa despercebida.

Me refiro ao pós-venda. Pense comigo, você teve um trabalhão para encontrar o lead, nutrir com informações relevantes, envolveu ações de CRM e conseguiu sua venda e então acaba aí? Não é bem assim.

Como gerar valor ao cliente com funil de vendas | Falando pelos Cotovelos

Já me dizerem que o pior tipo de venda é aquela que acontece uma única vez. Ou seja, o cliente comprou e depois desapareceu. Certamente, não estamos aqui comparando venda de um artigo de luxo ou elementos muito pontuais, como um imóvel, mas sim, vendas relacionadas ao mercado vasto ao qual conhecemos.

Entretanto, imagine que genial se o seu cliente comprou um item de custo elevado contigo, e depois, começou te indicar para amigos e familiares?

O investimento em pós-venda abre portas de comunicação a longo prazo com o seu cliente, de manter o engajamento para futuros negócios.

Onde o funil de vendas pode ser usado nos negócios

Como mencionado ao longo do conteúdo, o funil de vendas é principalmente uma ação de vendas, seu principal objetivo é a venda.

Todavia, você consegue facilmente aplicar a ação em vários formatos de conteúdo, como blogs, e-mails, artigos, postagem em rede social.

Uma marca precisa do funil de vendas para se destacar no mercado de forma inteligente e consistente.

Sob o mesmo ponto de vista, o funil de vendas é constituído por visitantes (na primeira etapa), leads (na segunda), oportunidades (na terceiro) e finalmente, a conversão em vendas.

Como resultado, temos infinitas possibilidades para que sua marca decole com publicidade marcante e assertiva.

Aproveite para conferir mais artigos na página Falando pelos Cotovelos e descubra ações imperdíveis de publicidade e propaganda.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nicole Todaro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos