Como identificar um líder incompetente ?

Como identificar um líder incompetente ?

Conteúdo baseado em artigo publicado por Tomas Chamorro-Premuzic [1], publicado em 11 de março de 2020 na Harvard Business Review [2].

Muitas vezes falamos tanto sobre a liderança de "excelência" que nos esquecemos de abordar a liderança "inadequada", ou "incompetente".

O termo incompetente é um pouco duro pois possui conotação pejorativa em nossas conversas do dia-a-dia.

Entretanto, de maneira simples e objetiva podemos adotar a definição proposta por Tomas Chamorro-Premuzic, na qual estabelece que a liderança incompetente é uma função dos efeitos prejudiciais que um líder tem sobre seus subordinados, seguidores ou organização.

O autor afirma que líderes incompetentes são os grandes responsáveis por baixos níveis de engajamento dos funcionários e altos níveis de busca de emprego e trabalho autônomo.

Muitas vezes o RH é "incompetente para detectar a incompetência" em processos seletivos, deixando permear para posições importantes da cadeia de comando profissionais com perfil inadequado.

Premuzic afirma que:

"poucos traços são tão centrais para a anatomia da liderança incompetente quanto a arrogância. Ao contrário da crença popular, a maioria das pessoas tem excesso de confiança em vez de falta de confiança"


Interessante notarmos que, nosso "instinto" pode facilmente ser enganado por um candidato que aparenta grande confiança em sua entrevista, sendo que na verdade a mesma pode consubstanciar-se em mero exercício de arrogância ou narcisismo.

Pesquisas mostram que pessoas com habilidades pífias em alguma atividade muitas vezes avaliam suas próprias capacidades como equivalentes às de pessoas que são verdadeiramente boas nas mesmas devido à falta de autoconsciência.

Conclusão: Precisamos melhorar nossa capacidade de distinguir entre confiança e competência.

Premuzic prossegue com uma conclusão que para mim é uma pedra no sapato de qualquer gestor:

"Se o futuro da liderança fosse mais meritocrático e os gerentes selecionassem os líderes com base em seu talento e potencial, em vez de autopromoção maquiavélica, risco imprudente ou delírios narcisistas … acabaríamos apenas com melhores líderes. Muitos profissionais competentes são negligenciados em funções de liderança porque não correspondem aos nossos arquétipos de liderança falhos [esperados] … talvez seja hora de parar de elogiar a humildade e a integridade da boca para fora, até praticarmos o que pregamos e escolhermos líderes com base nessas características ..."


Será que REALMENTE queremos líderes humildes, acolhedores, femininos, etc … ou apenas temos um discurso pronto em nossas línguas que ainda não foi verdadeiramente enraizado em nossas mentes ?


[1] Cientista chefe de talentos do ManpowerGroup, professor de psicologia empresarial na University College London e na Columbia University, e associado do Laboratório de finanças empreendedoras de Harvard. Ele é o autor de Por que tantos homens incompetentes se tornam líderes?

[2] Publicação da Harvard Business Publishing que tem como principal objetivo a reflexão inteligente sobre as melhores práticas na gestão de negócios.

#RH #liderança #competência #avaliação

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ivan Jacomassi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos