Como lidar com as inseguranças e medos que surgem na adolescência?

Como lidar com as inseguranças e medos que surgem na adolescência?

A adolescência é uma fase de transição muito marcante, é como se fosse o processo da larva no casulo se preparando para se tornar uma borboleta. Precisa de tempo, de paciência, muitas vezes silêncio e compreensão.

Não se trata apenas de uma mudança de peso e altura, mas de uma grande transformação na forma de ser e de evolução da personalidade. Por isso muitas crises, inseguranças e medos aparecem, e aqui pontuo, não somente dos filhos, mas também nos pais ao tentarem ajudá-los.

Os pais de adolescentes buscam proporcionar um ambiente seguro e afetivo para  minimizar os riscos, mas muitas vezes os filhos não querem esse carinho tão intenso e essa atenção dada pelos pais. Eles querem ficar sozinhos, isolados, como no casulo. 

Até a ajuda precisa ser ponderada, mesmo sempre buscando o bem-estar e boas condições de saúde física e psicológica para os filhos.  

Por exemplo, não adianta repetir centenas de vezes as mesmas ordens, como arrumar o quarto, estudar, levantar da cama; afinal de contas, isso ele já sabe. 

É muito melhor passar a dedicar mais tempo interagindo com ele, do que reagindo a ele.

Tente mais:

- Tolerar a desordem externa na medida do possível, e ajudar na “reforma interna” pelo qual a identidade do adolescente está passando; 

- Respeitar a necessidade de certo isolamento para pensar e refletir acerca de quem são para formar sua própria personalidade;

- Conversar sobre tudo, principalmente sobre si mesmos, seus sentimentos, seus fracassos e medos, suas conquistas e sonhos; 

- Se interessar pelo universo deles, escute com paciência e pergunte mais a respeito. Ele fará o mesmo com os seus assuntos.

Entenda que é uma fase, ela vai passar, e para ser mais fácil é preciso respeitar o tempo deles. 

Respeite e seja colo. Isso vai ser importante para eles, mesmo que não pareça! 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos