Mitos e Verdades - pais e filhos
OS PAIS QUE EVITAM QUE SEUS FILHOS PASSEM POR DIFICULDADES GARANTEM QUE ELES SEJAM ADULTOS CAPAZES. Essa ideia é um Mito, mas não significa que encontrar a sabedoria de desenvolver “adultos capazes” seja simples.
Afinal, o que são adultos capazes? Certamente não estamos falando de perfeição, tampouco de estar pronto ou acabado. Podemos considerar que uma pessoa seja um adulto capaz se 1) ela não apresenta alguma doença emocional incapacitante; 2) se ela aprendeu a ter AUTONOMIA; e 3) se ela consegue aprender e se adaptar às diferentes fases da vida.
Mas não se engane! Medos, frustrações, decepções e períodos de ansiedade não significam doenças incapacitantes (1); autonomia não requer independência financeira (2); e ser capaz de se adaptar aos diferentes momentos da vida não quer dizer estar pronto e acabado (3).
Além disso, a frase é mito porque evitar dificuldades não favorece o desenvolvimento do ser humano. Se a criança/adolescente não passa por fracassos, decepções e dificuldades, ela não será incentivada a se desenvolver e será uma pessoa frágil. As frustrações organizam as emoções, promovem adaptabilidade e, por fim, capacidade de superação. É dessa forma que os próprios pais desenvolveram suas competências: com as dificuldades da vida.
É claro que existe um equilíbrio nessa questão. Por isso os pais devem evitar os dois extremos: a Superproteção e a Omissão. Combata a Superproteção tendo a coragem de ver seu filho cair e a tranquilidade de incentivar que ele se levante sozinho. Combata a Omissão com amor, mas também com regras e limites.
Existem outras variáveis nessa equação como, por exemplo, fornecer um ambiente emocionalmente saudável. E nesse aspecto as posturas e relações dos pais são essencialmente determinantes na estrutura emocional dos filhos. É uma grande responsabilidade, mas não se desespere. O pai/mãe que se preocupar em ser uma pessoa um pouquinho melhor a cada dia já estará fazendo seu dever de casa.
Por último, não se iluda: não há garantias de que tudo vai dar certo. Não procure por elas; esse é um erro clássico. Isso torna os pais vulneráveis justamente nos momentos cruciais em que eles precisam ser mais firmes com os filhos.
Em meio a esse turbilhão, pode acreditar, em algum momento você perceberá que o jovem já é capaz de lidar com as próprias dificuldades e que são estas, inclusive, que fazem que ele evolua cada vez mais. Mas antes ele deve ser guiado e incentivado a compreender essa lógica.
Então, como vi em um comentário no post que coloquei na minha página do Facebook: é mitinho, mito e mitão hahaha!
Mitos e Verdades são enquetes que realizo em minha página profissional do Facebook "Psicólogo Eduardo Santos". Eu coloco as enquetes, as pessoas participam e posteriormente eu coloco minha opinião. Fique à vontade para participar.
Product Owner Salesforce Sebrae
5 aBem interessante. No capitulo "Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles" do livro 12 Regras para a Vida, de Jordan Peterson. Ele faz uma contribuição muito bacana sobre o tema. Vale a pena dar uma olhada.