Como lidar com o estresse, a solidão de tudo isso, no papel de um CEO.
Muitas pessoas dizem que é solitário no topo e ainda mais solitário se você é uma mulher. Muitas mulheres em cargos de liderança, especialmente no nível de CEO, sentem-se por conta própria, isoladas e sem apoio, o que leva ao estresse, ansiedade e muita pressão.
São sentimentos normais quando são negócios como de costume, especialmente para empreendedores, porém, quando você adiciona uma pandemia global à sua lista de desafios, você lida com o estresse se tornando ainda mais solitário.
Apoie-se numa rede de pares
À medida que navegamos nesta crise — e, de forma mais ampla, as transições em geral — você deve se apoiar em sua equipe e em uma rede de pares, de CEO’s como você. Embora os CEOs precisem ser empáticos com as situações atuais enfrentadas pela economia, seus funcionários e seus clientes, eles também devem continuar focados e "no topo do seu jogo".
Nunca foi tão necessária uma rede de pares no passado como agora. Nesse passado, networking significava ficar em uma sala cheia de estranhos tentando obter cartões de visita. Se for introvertido ainda, não há nada mais doloroso! Agora, não se trata de quantas pessoas você conhece, é sobre nutrir os relacionamentos que você tem e encontrar maneiras de aproveitá-los que sejam mutuamente benéficos.
Uma rede de pares o ajuda a enfrentar seus desafios
Muitos CEOs já reconhecem o poder de sua rede de pares para obter acesso a conhecimentos ou simplesmente para rebater ideias. Ter uma rede de pares para se apoiar é fundamental à medida que você passa pelos desafios de gerenciar uma empresa.
Para começar, escreva uma lista de todos os seus medos e fraquezas e construa uma rede de pares para lhe ajudar a navegá-los. Mantenha regularmente conversas com outros CEOs, que ajudam a guiá-lo através de algumas das partes mais difíceis de administrar um negócio. É útil ouvir de outras pessoas que estão em uma posição semelhante e aplicar suas abordagens em sua própria empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
As decisões dependem da capacidade de executar
Em tempos de incerteza, os líderes enfrentam muitas decisões sobre o presente e o futuro de suas empresas. Se uma empresa decide se adaptar a um novo curso ou se manter no atual, muitas vezes se resume à sua liderança geral e à capacidade de executar, decorrentes da solução criativa de problemas e ação do CEO.
A comunicação e as mensagens, não só para as equipes, mas também para os clientes, são fundamentais para levar a qualquer tipo de avanço. Sem um diálogo forte e aberto, a confiança pode ser perdida e a credibilidade prejudicada, especialmente durante a crise. Ao pensar em seus funcionários, você precisa ser o mais transparente possível. Agora, mais do que nunca, é importante se comunicar sobre metas, manter esses objetivos mais simplificados e focados e comemorar as vitórias, não importa a quão grande ou pequena seja sua organização. Concentre-se na capacidade de sua equipe de chegar a novas soluções, apesar da situação, e ficará orgulhoso da rapidez com que ela será capaz de fazer a transição com engenhosidade e criatividade.
Não amplie sua solidão, pelo contrário
Lidar com a incapacidade de interagir com pessoas cara a cara pode ser uma fonte significativa de solidão para um líder. Encontrar maneiras de se sentir conectado é importante. É tão importante ficar conectado à sua equipe, focar nos fatos e ser claro no que você está pensando. É também um momento para ser inspirador e compassivo e garantir a todos que irão superar isso juntos.
Se você está estressado ou sozinho, você continua a gerenciar e liderar, e é por isso que você é o CEO. Apoiar-se em suas redes, aproveitar a solução criativa de problemas para pivotar e manter a comunicação aberta, são cruciais para navegar por esses tempos — e em qualquer outro momento.
Você joga a melhor mão que pode com as cartas que lhe foram dadas, e, pode não ter as cartas que quer agora, mas só poderá ganhar se continuar jogando o jogo.