Como lidar com o medo
Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, situação, objeto ou lugar. É uma palavrinha tão pequena, capaz de causar grandes estragos na nossa vida, muitas vezes silenciosos, porém altamente destrutivos.
Precisamos aprender a enfrentar o medo, já que ele pode ser um importante obstáculo para o nosso crescimento e para que possamos seguir adiante, também devemos aprender a enfrentá-lo. Todos temos medos, o importante é aprender a combatê-los e usá-los a nosso favor.
Técnicas a serem praticadas:
1) Visualização -> Imagine-se de forma muito nítida enfrentando a situação que lhe causa medo e sentindo-se curado.
2) Respiração -> A respiração influencia diretamente o corpo que, por sua vez, tem ligação com o estado emocional. Respirar profundamente, de forma serena e tranquila pode ajudar nesse processo de cura.
3) Escrita ->Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel. Isso costuma ajudar a reorganizar a mente também.
4) Linha do tempo -> Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.
5) Foco de atenção -> Escolha para onde você estará olhando, no que estará pensando e em que estará se concentrando. Tenha domínio sobre o foco da sua própria atenção.
6) Relaxamento corporal -> Procure meditar, fazer massagem, tomar um banho demorado, saber relaxar o corpo pode ser extremamente útil nesse momento. O medo gera tensão mental e corporal.
7) Troca de energia -> Tenha contato com a natureza, pratique exercícios ao ar livre, conheça lugares e pessoas, escute músicas, leia livros de autoajuda. Muitas vezes, atitudes valem mais do que palavras.
8) Exercite a gratidão -> Seja cordial e gentil, tenha empatia pelo outro, afinal cada um de nós temos uma história e tudo é aprendizado, oportunidades de nos resignarmos como seres humanos e irmãos, conforme as Leis do Universo, Deus nunca dá uma fardo de que não possamos suportar, se não for benção é lição.
Enfrentar o medo e derrotá-lo só depende de você.