Como manter uma equipe motivada e com resultados de alta performance
Um dos maiores desafios que todo gestor de equipe passa é, sem dúvidas, o conflito entre saber como equilibrar alta performance com a satisfação dos colaboradores.
E essa dificuldade acontece, num geral, por duas razões:
- Ou o gestor foca tanto nos resultados que acaba não se preocupando com seus colaboradores;
- Ou o oposto: coloca o bem-estar da própria equipe como única prioridade, esquecendo de se preocupar com os resultados.
Independentemente do seu momento, a verdade é que, em nossas vidas, já nos deparamos, no meio profissional, com uma das situações acima em nossas trajetórias.
Então, a partir daí, fica o questionamento: como podemos ser gestores que, de fato, mantêm sua equipe motivada e se sentindo parte de algo maior, ao mesmo tempo em que podemos cobrar delas as suas atividades para que possamos, assim, alcançar resultados de alta performance?
Abaixo, trouxe algumas das principais medidas que sempre adotei nas equipes em que geri para, assim, conseguir alcançar esse equilíbrio.
Vamos lá!
1. Política de remuneração variável pré-estabelecida
Não é tão comum de ser falada, e nem tão aplicada também a todas as companhias. Mas, vamos à lógica dessa política.
Imagine que você contratou alguém de alguma empresa concorrente, ou uma pessoa por indicação, enfim, as possibilidades de contrato são inúmeras. A ideia é falarmos que é uma pessoa que vem com um bom currículo já para a sua equipe.
Porém, vamos pensar: será que um profissional de alto nível merece apenas um salário fixo? Não seria interessante, de repente, que aplicássemos à vida dele uma política em que ele possa ganhar mais de acordo com a atividade desempenhada?
A política de remuneração variável pré-estabelecida é isso: um salário fixo para o colaborador pagar suas contas básicas e o acréscimo de um ganho variável que oscila de acordo com os seus resultados.
Isso coloca o colaborador num papel de protagonista da própria atividade executada: ele passa a saber que cada minuto de trabalho será importante para seu retorno financeiro. É uma excelente forma de manter seu funcionário sempre motivado em busca de melhores resultados!
Qual o objetivo que você quer com essa equipe?
Você sabe, hoje, dizer quais são as reais motivações da sua equipe? Não falo apenas financeiro, do tipo “estão aqui porque precisam de dinheiro”, não é isso.
Falo no sentido de: você sabe o que realmente motiva cada membro da sua equipe a fazer o que faz e por que faz?
É claro que existem as necessidades da empresa, e não podemos nunca esquecer delas. Mas o seu colaborador precisa ter conhecimento delas também!
A partir do momento em que os coloca na posição de peça importante dentro da engrenagem que faz a equipe funcionar – dando a ele o devido protagonismo para que possa ver os resultados do seu próprio trabalho –, você verá resultados sendo alcançados como nunca antes.
3. Seja um gestor acessível!
Ser um bom gestor não é ficar trancado em uma sala sem falar com ninguém – ou, na atual situação, não responder às pessoas no Skype ou qualquer outro meio que você use para a comunicação com a sua equipe.
Quando você contrata profissionais para a sua equipe, por diferentes razões escolhe os colaboradores que escolheu. Porém, para que o trabalho funcione, de fato, você precisa dar liberdade para que cada um possa atuar na sua respectiva área. A responsabilidade de dar as instruções e de auxiliá-los para alcançar tantos os objetivos pessoais depende de você.
O bom gestor é aquele que entende que uma das suas principais atividades é, de fato, guiar a equipe.
Por isso, por mais que seu dia esteja cheio, entenda que o sucesso da sua equipe também depende da sua disponibilidade e preocupação em dar a eles os caminhos necessários para chegar ao resultado.
4. Pessoas antes de processos!
Por último, mas, de forma alguma, menos importante. Quando iniciamos um projeto, a tendência é que nos preocupemos em demasia com os resultados que alcançaremos. E, em muitos casos, é comum que se coloque todas as demandas possíveis e necessárias acima das individualidades dos colaboradores.
Se você estiver fazendo isso, repense: será que, ao invés de apenas cobrar seu colaborador de forma ilimitada, não é mais inteligente entender qual que é a real contribuição dele dentro do seu projeto e de que forma vocês podem encontrar um equilíbrio?
Como já foi dito mais acima, há várias maneiras de fazer isso. E, sem dúvidas, entender sua equipe é o primeiro passo para motivá-la. Por isso, se puder guardar uma mensagem deste texto, lembre desta frase:
Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas. Mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana
– Carl Jung.
Conheça sua equipe. Respeite suas individualidades. Remunere pelo trabalho bem feito. Afinal, uma equipe motivada, sem dúvidas, é o fator de sucesso para time.
Abraço e até o próximo artigo!
Assessora de Imprensa e Relações Públicas
4 aParabéns pelo texto, Yuri! Além dos resultados, um bom gestor também faz uma diferença enorme no desenvolvimento profissional e para o emocional dos colaboradores!
#Holding #Tributario #financeiro Ajudo pessoas e empresas a reduzirem custos, ter fluxo de caixa e a melhorem sua performance
4 aParabéns. Artigo incrível!
Head de Negócios I Vendas B2B e B2C I Negociação Comercial
4 aExcelente artigo! E lendo o texto vejo que é exatamente como se comporta. Diz aqui alguém que já foi liderado pelo Yuri. Parabéns!
PhD em Gestão || Educação Financeira | Palestras - Formações - Mentorias - Gestão de Crédito | Ajudo mulheres a construir diariamente a Vida Rica dos seus sonhos. @lucilakarmalukpena
4 aPerfeito Yuri. Os recursos que citou são extremamente importantes. Acrescentaria apenas o feedback, juntamente com a avaliação de desempenho. O colaborador precisa de saber se está no caminho certo, um acompanhamento próximo com sugestões de melhoria são a base para um bom desenvolvimento profissional. E de preferência que o feedback seja aberto para ambos os lados com uma cultura de colaboração mútua.
Consultor Empresarial | Chief Revenue Officer (CRO) | Diretor de Marketing | Diretor de Expansão | Especialista em Vendas | Especialista em Growth Marketing
4 aShow de bola!! Poucas pessoas entendem e aplicam esse processo de gestão com a devida qualidade.