COMO MARCAR PRESENÇA EM REUNIÕES DE TRABALHO?
De repente, a gente começa a perceber que as convocações para #reuniões de trabalho começaram. A insegurança aumenta, porque fica bem esquisito passar uma hora ou mais de trabalho sentado diante de um grupo de pessoas sem abrir a boca, não é?
Mas é possível usar estas oportunidades como espaços de aprendizado até que estejamos fortalecidos para nos tornarmos efetivos nas contribuições. Eu me lembro bem da minha primeira situação: estávamos no meio do expediente, o chefe agitado ao telefone. Foram pelo menos três ligações e, de repente, ele me chamou para acompanhá-lo.
Minha colega, há dois anos na empresa, estava bem mais à vontade que eu, em meu terceiro dia de trabalho e ainda temerosa de entregar os meus textos, após concluí´-los. Ah... a insegurança dos iniciantes, quem nunca passou por isso, hein?
Munida de agenda e caneta apenas, lá fui eu, seguindo-o como um cãozinho obediente. Hoje, lembrando desse dia, constatei que pelo menos cinco dicas eu já consigo compartilhar para diminuir essa dor. Participar das reuniões de trabalho poder ser a sua oportunidade de se evidenciar. Ou não, mas depende de nós.
1 – desconhece a pauta? Pergunte ao seu superior! Você não recebeu a convocação por escrito com o detalhamento do assunto a ser tratado, mas é possível que tal procedimento nem tenha ocorrido com os demais também. É possível fazer isso usando um tom de colaborador proativo e interessado. Um exemplo: “fulano, o que eu preciso saber antes para contribuir mais? ” É uma oportunidade, inclusive, de mostrar-se disponível a ele para providências necessárias ao bom andamento da reunião.
2 – não está conseguindo acompanhar o assunto? Anote suas dúvidas e, no momento posterior, peça ao líder ou ao colega mais antigo que as esclareça. A partir disso, as coisas passarão a fazer sentido para você.
3 – está inseguro sobre a conveniência de se manifestar? Confie inicialmente na sua intuição e mantenha o silêncio. Se "a língua coçar" muito, dirija-se discretamente ao chefe e compartilhe com ele sua percepção. Por exemplo: “fulano, seria o caso de propormos um evento interno ou uma comunicação aos setores envolvidos, explicando a origem do problema e mostrando como cada área poderia nos apoiar na redução de perdas ou riscos? Se sua intervenção for pertinente, ele vai perceber e caberá a ele a decisão de expô-la aos demais. Se seu nome for mencionado por ele, mantenha-se reservado – lembre-se de que ser ostensivo numa situação dessas pode ferir a vaidade do seu superior e você passa a trafegar em um terreno perigoso.
4 – anote tudo o que for discutido. Você estará pronto, inclusive, para redigir a ata, caso necessário. E mais que isso, poderá se manifestar ao seu líder sobre essa possibilidade, para que ele decida se acolhe ou não essa responsabilidade para o seu departamento.
5 – e depois da reunião? Use de forma adequada o que aprendeu. Faça um relatório breve, organize suas impressões, expresse suas sugestões e repasse ao seu líder imediato, sempre agradecendo pela oportunidade.
É bem possível que você seja lembrado como uma bia opção para as demandas similares no futuro. O importante é ser proativo sem atropelar, esperar até que se interessem pela sua opinião e entender que o seu papel ali é pela empresa e não para a sua promoção pessoal. E você adotou uma ótima forma de se promover. Acredita nisso também? Experimente seguir essas dicas, depois volte aqui e conte como foi a sua experiência, combinado?
#proatividade #lideranca #carreira #reuniaodetrabalho #gestao #marketingpessoal
Oi Mirtes! Boas dicas! Uma preparação prévia à reunião e anotações são essenciais para mim. Conhecendo antes a pauta, torna-se mais fácil manter o foco e a objetividade das reuniões. Já as anotações me permitem um resgate posterior de pontos que eventualmente gerem dúvidas. Sem contar também que, para algumas ocasiões, registros e formalizações são essenciais. Abraço!
SECRETÁRIA na COPASA
5 aExcelentes dicas! Adorei.
Gerente Financeira | Planejamento Financeiro | Contabilidade | Gestão de Custos e Orçamentos | Tesouraria | Contadora
5 aÓtimas dicas! Muito obrigada!