MAIS NETWORKING, MENOS TRETAS
Tenho acompanhado algumas tretas aqui no #LinkedIn e fico me lembrando de como a rede pode nos proporcionar experiências bem mais positivas. Eu jogo no time dos que acreditam que a treta corresponde àquela máxima “falem bem ou mal, mas falem de mim”. Maior equívoco, impossível.
Em Belo Horizonte, nós temos um modelo de desvirtualização da rede que vem sendo aplicado com sucesso em outras capitais: a turma do Café MineiIN. A gente troca ideias sobre #mercado, #comunicação e marketing, finanças, #carreira e tudo o mais que aparecer e que for importante para o grupo. Em tempo: ninguém chega ao encontro com algo para vender – ao contrário. São oferecidos brindes de produtos e serviços a serem sorteados entre os presentes.
Sempre há alguém com um bom material preparado para compartilhar – no último, foi a #Isabella Novais, que trouxe contribuições bacanas em uma palestra rápida sobre o profissional do futuro diante da nova economia.
Na mesma ocasião, fui convidada a compartilhar brevemente a minha experiência na rede e destaquei, justamente, a busca do equilíbrio entre quantidade e qualidade. Gosto de contar as minhas histórias, e assim faço sempre que identifico uma oportunidade de aprendizado para alguém. Tento fugir da tentação de monitorar #likes. Eles são um estímulo à nossa vaidade e verdadeiras armadilhas para o ego.
Mas fujo também da frustração diante de um post com repercussão zero, porque entendo que não houve relevância nos meus escritos. Nestes momentos, eu me lembro que aquele é o meu espaço de expressão, e que o objetivo ali não é ganhar adeptos. Se há oportunidade de #interação, sou atenta e presente. Se não há, isso não pode ser um problema.
Jornalista que sou, eu me regozijo com as boas histórias que leio de outros, claro. Comento, dou likes, compartilho. E costumo me conectar com esses outros por afinidade, claro. Mas tomar café, comer pão de queijo e olhar no olho são oportunidades excelentes, especialmente quando geradas a partir de afinidades profissionais.
Não tem treta, tem troca. Troca de experiências, de cartão de visitas. Tem contador, profissional de RH, de marketing, de TI, de comunicação, de engenharia. Todo mundo quer descobrir formas de tornar as #organizações mais produtivas, #equipes mais engajadas e a experiência do trabalho um momento de felicidade, porque ninguém precisa sofrer para ganhar o pão.
Se todos nós nos empenharmos, a onda do bem tende a crescer, as pessoas se apoiam, aprendem juntas e vetam o oportunismo. Eu vou fazer a minha parte. Quer fazer parte disso também? Venha comigo!
Mestre em Administração, prof. convidado Fundação Dom Cabral, IEC PUC Minas, Habel Marketing em Saúde
5 aO fato de não ter tido likes ou não, também não me preocupa. Muitas vezes eu leio e não opino. Busco também o contato olho no olho, que é o que realmente mostra quem somos.
Planejamento Financeiro l CPA - 20 l Investimentos l
5 aIsabella Novais trouxe uma excelente provocação nesse dia!
Planejamento Financeiro l CPA - 20 l Investimentos l
5 aMirtes Cipriano não poderíamos ter feita escolha melhor!
Analista de Gestão de Riscos Pleno (PAEBM) na Vale
5 aDeve ser bacana demais esse café!