Como me tornei assessor de investimentos?

Como me tornei assessor de investimentos?

Nos últimos meses, desde que comecei a produzir mais conteúdos sobre o mercado financeiro no Instagram, criei meu canal no Youtube e me faço cada vez mais presente nas redes, muitos colegas e aspirantes à profissão tem me procurado. O motivo? Questionar escolhas, aprendizados e desafios da área.

Confesso que me surpreendi com o interesse por entender um pouco mais sobre minha trajetória. Inclusive, cheguei a receber mensagens solicitando uma mentoria do tema. Pensando nisso, transformei este artigo em uma espécie de linha do tempo de carreira para que você acompanhe um pouco mais do Arthur “em off”, isto é: o que passei antes de chegar até aqui.

Como escolhi o mercado financeiro?

Surpreenda-se: antes de conquistar o espaço no mercado financeiro, prestei vestibular para Engenharia de Aququicultura e posteriormente cheguei a cursar Oceanografia. No entanto, não me identificando com nenhuma das áreas, acabei cursando Administração na ESAG (da Universidade do Estado de Santa Catarina). 

Minha proximidade com exatas sempre me fez pensar sobre as possibilidades de explorar uma área de atuação próxima. E, felizmente, logo no início da graduação fiz um curso sobre Bolsa de Valores da XP Investimentos, que, na época, captava possíveis prospects através da XP Educação. 

Mal sabia eu que passaria 14 anos da minha vida (sem contar nos próximos) vinculado à referência no Brasil quando se fala em assessoria de investimentos.  Ao final do curso, acabei questionando quais eram as possibilidades de me tornar assessor de investimentos. 

Meu primeiro emprego foi na XP, onde estou desde 2007, um pouco antes da crise de 2008 (o momento mais inoportuno para entrar no mercado) que deu certo e sigo até hoje. Montei meu escritório, onde liderava uma equipe que operava alta frequência no mercado de opções. O projeto deu certo por aproximadamente 2 anos e meio, após esse período com a baixa liquidez do mercado, acabamos colocando essa parte em “stand by”.

Resolvi então voltar ao antigo escritório, focando novamente na assessoria de investimentos. Esse escritório acabou se tornando corretora e indo para o BTG e eu optei por me manter com a XP Investimentos, onde me tornei sócio da Manchester Investimentos, um dos maiores da rede. 

Quando voltei a assessorar, lembro que a realidade era outra completamente diferente, no começo a XP só operava bolsa de valores e alguns anos depois passou a contar com uma plataforma aberta de investimentos. Essa plataforma aberta permitiu, nós assessores, prestarmos um serviço muito mais completo para nossos clientes.

O 1º passo para tornar-se assessor

É evidente que, antes de mais nada, é preciso se aprofundar na temática de investimentos. Me debrucei em autores que acompanho até hoje, como Howard Marks, fundador da Oaktree Capital Management, e Nassim Nicholas Taleb, criador de conceitos como Cisne Negro e Antifrágil. São bons “gurus” de quem deseja se desenvolver no mercado.

Além disso, hoje fica cada vez mais fácil encontrar cursos gratuitos e pagos sobre o mercado de investimentos. Na própria Universidade XP, existem incontáveis materiais sobre a temática.

Da parte prática, a prova da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) é responsável por credenciar assessores no mercado financeiro. Aos 19 anos, me dediquei, passei e ingressei carreira na área.

Existem diversas outras certificações de distinção para quem busca se tornar especialista em determinados segmentos. No meu caso, me desenvolvi para alcançar as seguintes:

CFP® - Certified Financial Planner

C4 - Crypto Currency Certification Consortium

PQO - Programa de Qualificação Operacional

CPA-20 - Certificação Profissional ANBIMA Série 20

CEA - Certificação de Especialista de Investimentos ANBIMA

Meu conselho para quem está entrando no mercado de assessoria:

 Ao final do último vídeo do canal, além de contar a 1ª vez que investi, como mudei meu padrão de vida, qual foi a 1ª vez que perdi dinheiro investindo, se já pensei em desistir e   dei 3 dicas para quem deseja iniciar o trabalho como assessor de investimentos. Quer saber quais foram? Clique aqui e acompanhe o momento exato em que falei sobre.

>> Não deixe de acompanhar: na próxima terça-feira, às 20h, faço uma live exclusiva no Instagram com @Rudá Pellini, Co-founder da Wise&Trust, @Alexandre Bandarra, CEO da Quan Digital e @Samir Querbage, CTO da Hashdex. Conto com você!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Arthur Severo, CFP®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos