Como a motivação (ou a falta dela) no trabalho interfere em sua vida?
Quando nos sentimos desmotivados na empresa, as coisas deixam de fazer sentido e perdemos até mesmo a vontade de levantar para enfrentar mais um dia. Se somado ao estresse, esgotamento e frustração, podemos ter problemas mais graves, como ansiedade e depressão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde 2017, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com mais de 19 milhões de pessoas com quadro de transtorno. Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que 63% dos brasileiros lidam com a ansiedade e 57% com a depressão. A situação fica ainda pior quando falamos em suicídio. De acordo com o DataSUS, nos últimos 20 anos, no Brasil, os suicídios subiram de 7 mil para 14 mil - mais de um a cada hora.
Você pode estar se perguntando: E onde a motivação entra nisso? O que fazer para modificar esses dados?
A motivação nos faz ter vontade de seguir lutando, de realizar sonhos, de continuar vivendo. Sabemos que a motivação também vem de dentro e devemos buscá-la em nosso interior. Mas, aproveitando que estamos no mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, quero chamar atenção para o nosso papel nessa luta, como líderes.
Podemos sim ajudar os colaboradores a se sentirem mais motivados e com ânimo. E como podemos melhorar essa jornada?
Com certeza existem diversas maneiras. Mas uma delas é ouvir e dar voz às pessoas. O simples fato de dar liberdade para criarem e apresentarem novas ideias, já os faz sentirem-se importantes e lhes dá o sentimento de pertencimento, e consequentemente, ficam motivados e com um propósito.
Recomendados pelo LinkedIn
Percebo isso aqui na A&M, quando damos importância aos projetos e ideias dos colaboradores, os incentivamos a criarem e damos um propósito a eles, é impossível não perceber o quanto ficam mais motivadas e com brilhos nos olhos, com vontade de continuar lutando por eles e por todos da equipe.
Nós, líderes, precisamos entender nosso papel de influência nessa busca pela motivação e usar isso de forma positiva. Por isso, esteja sempre aberto a ouvir e apoiar as pessoas do seu time. Afinal, a motivação no trabalho ajuda em nossa saúde mental e proporciona o sentimento de bem-estar e felicidade, e ser feliz no trabalho resulta em mais criatividade, inovação e resultados. E o principal, pessoas com mais vontade de viver e conquistar o mundo.
Importante ressaltar também que saúde mental tem a ver com entender as exigências da vida e nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ou seja, ter saúde mental significa saber que nem sempre as coisas sairão como a gente deseja, mas que isso não é motivo para perder a vontade de viver.
Uma vez que passamos cerca de 1/3 do nosso dia trabalhando e convivendo com colegas de trabalho, é essencial que as empresas prestem atenção à saúde mental de seus colaboradores e trabalhem a favor dela — não apenas durante o mês de setembro.
E você, líder, o que pensa sobre isso?