Como o frio nos EUA afeta aqui ?

Como o frio nos EUA afeta aqui ?

O ano começou e o tema Clima já tomou as primeiras manchetes. Um inverno extremamente rigoroso nos EUA tem levado a temperaturas tão baixas que a maioria dos estados bateram o recorde de temperatura mais fria dos últimos anos. Com todo esse frio, alguns dados são bem interessantes. Anchorage, Alaska, esteve mais quente na terça-feira passada que Jacksonville, Florida. Também nevou em Tallahassee, Florida, pela primeira vez em 28 anos.

O mais interessante de tudo isso, é que no Ártico as temperaturas estão cerca de 6oF mais quentes que o normal. E o resto do globo ? A média é que as temperaturas estão 0,9oF acima do usual. Ou seja, mais quente; de acordo com o Instituto de Mudança de Clima da Universidade de Maine .Um exemplo é a  Austrália que está enfrentando temperaturas acima de 40oC.  Dessa maneira, é muito difícil fazer qualquer predição climática, pois são tantas variáveis que nunca se sabe exatamente como vai ser cada estação do ano.

Trazendo para o Brasil o mais preocupante aqui é em relação ao nível dos reservatórios.  Para São Paulo, o Cantareira está com 42% (sem a reserva técnica), o Alto Tietê com 50% e a Guarapiranga com 60% (fonte: site Apolo11). No Rio de Janeiro, o nível do Guandu é de 31% (fonte: Siga-Guandu). Em Brasilia, o Rio Descoberto está com 35% do volume útil (fonte: ADASA), e os reservatórios dos estados do Nordeste seguem em sua maioria abaixo de 20% , tomando como exemplo, Sobradinho com 10% do volume útil (fonte: ONS). Então, precisamos de um verão chuvoso para que esse níveis aumentem ou pelo menos se mantenham.

Mais uma vez fica meio evidente a vulnerabilidade do Sistema, já que como vimos no começo do texto não podemos ficar a mercê da variável clima, pois é algo que não temos controle.

Dessa forma, a importância de uma melhor gestão hídrica, buscando alternativas de fontes de água diversas e o uso de novas tecnologias deve começar o quanto antes, para poder precaver qualquer futura nova crise de água.

Deixo essas estatísticas para análise e a advertência de que a luz amarela está acesa.

Fique à vontade para comentar como está o nível do reservatório que abastece a sua cidade ou região nos comentários e passando o Verão fazemos outra comparação.

Abraços e um Feliz 2018 !


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos