Como planejar finanças e operações de forma mais eficaz

Como planejar finanças e operações de forma mais eficaz

Eliminar as diferenças entre planejamento financeiro e operacional é fundamental para a agilidade da cadeia de suprimentos. Saiba como os aplicativos em nuvem da Oracle podem ajudar.

Por Tom McDonough e Wayne Heather *

Ninguém esperava esta catástrofe. Havia previsões e planos, produtos sob demanda e compradores alinhados em vários setores. Mas de repente aconteceu e tudo mudou.

Não estamos falando de COVID-19.

Seis meses após o início da pandemia do Coronavírus, uma tempestade forte e com ventos a mais de 100 km por hora atingiram 10 milhões de acres de terras agrícolas no centro de Iowa, nos Estados Unidos, acabando com quase metade das safras de milho e soja do estado. E o problema não acontece só lá. O Reino Unido enfrentou a sua pior colheita de trigo em 40 anos, devido ao clima.

Essas circunstâncias causaram grandes perdas aos agricultores, mas também estão afetando empresas que fazem e distribuem alimentos e ingredientes, alimentos para animais, materiais, óleos e combustíveis comerciais e industriais. Todos que contavam com essas colheitas precisaram repensar seus planos para 2020, por causa da pandemia e dos danos não previstos causados pelo clima.

Leia mais: Quatro grandes mudanças que você deve fazer agora para garantir o crescimento

Isto diz algo sobre as cadeias de suprimentos: todos os dias, elas correm o risco de interrupções que podem afetar planos de curto, médio e longo prazo. Às vezes os três ao mesmo tempo. Mas a interrupção também pode trazer oportunidades, exigindo que as cadeias de suprimentos se adaptem rapidamente ao aumento da demanda. Vimos isso acontecer em 2020: as empresas precisaram mudar seus modelos de negócios para atender à necessidade de equipamentos de proteção, como máscaras e higienizadores para as mãos.

Isto mostra outro fato importante sobre as cadeias de suprimentos: a agilidade é fundamental para a integridade financeira, em momentos bons ou ruins.

É fundamental compartilhar informações e realizar um planejamento conjunto

Eliminar as diferenças entre o planejamento financeiro e operacional é fundamental para a agilidade da cadeia de suprimentos. Isso reduz o tempo de reação às mudanças, para que as empresas possam minimizar os riscos ou obter participação no mercado assim que possível.

Um cliente da Oracle que fabrica produtos de limpeza doméstica usou o planejamento integrado para aumentar a agilidade e reagir rapidamente após o aumento drástico na demanda de pedidos feitos por pessoas em isolamento. Eles conseguiram colaborar rapidamente, criando os cenários possíveis para atender a nova demanda, proteger a integridade financeira e escolher o melhor caminho a seguir.

Veja como funciona o planejamento integrado:

As funções financeiras e operacionais são diferentes, cada uma com as suas próprias responsabilidades e métricas, mas planejar faz parte do trabalho de ambas. Ao usar aplicativos integrados em nuvem, como as soluções Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management (EPM) e Oracle Fusion Cloud Supply Chain Management (SCM), as equipes podem trabalhar em conjunto, com uma visão completa da empresa, não apenas uma visão limitada à sua própria área. 

Em termos táticos, os dois grupos podem planejar separadamente: as equipes financeiras usam a solução de EPM do Oracle Cloud e as equipes operacionais usam a solução de Planejamento da cadeia de suprimentos. Mas elas trabalham com um único conjunto de números, integrados em tempo real. Isto elimina as idas e vindas de diversas planilhas manuais durante o planejamento e também os erros e a confusão causados por diferentes versões contendo os principais números em aplicativos separados.

Como resultado, as equipes de finanças e operações podem planejar de forma mais estratégica as necessidades empresariais de curto, médio e longo prazo, em vez de gastar tempo lidando com os conflitos causados pelo trabalho compartimentado.

Outro benefício é ter planos mais eficazes, porque os aplicativos integrados podem compartilhar informações facilmente. Ter uma plataforma de planejamento integrada significa que as equipes podem planejar as necessidades da força de trabalho, as mudanças esperadas nas receitas ou as variações nos custos dos materiais, comparando os planos com o desempenho real, para mudar de direção rapidamente. Com o pacote integrado de aplicativos em nuvem da Oracle, esses números são atualizados e ficam disponíveis para qualquer pessoa autorizada a acessá-los.

A automação de back-end ajuda a reagir de forma rápida e colaborativa

As capacidades avançadas, como machine learning para previsão preditiva, blockchain e IoT para rastreamento e monitoramento, automação de processos e assistentes inteligentes são outra vantagem de usar aplicativos financeiros e de operações com uma infraestrutura de nuvem comum. Estas tecnologias simplesmente não funcionam em aplicativos separados e manuais. Com os aplicativos em nuvem da Oracle, é possível implantar estas tecnologias de forma ampla para detectar eventos inesperados "normais", como remessas perdidas. Com isso é possível acionar atualizações e respostas automatizadas em vários aplicativos (ERPEPM e SCM) ao mesmo tempo.

Veja um exemplo: um dos nossos clientes, a LiDestri Foods, uma empresa familiar de bens de consumo, utiliza verduras frescas em muitos dos seus produtos. A agricultura é uma área com riscos, portanto a equipe de operações mantém horizontes de previsão de três anos.

Além de suas previsões de longo prazo, a LiDestri usa modelagem de cenários de curto prazo para superar possíveis problemas, como um evento inesperado restringindo suprimentos. A empresa pode promover o plano de cenário mais importante para os seus orçamentos financeiros, operacionais ou de cadeia de suprimentos. 

Durante os eventos raros e inesperados de 2020, nossos clientes utilizaram estas capacidades para realizar o planejamento de cenário com mais frequência. Isso ajuda eles a se tornarem mais ágeis e a se adaptarem de forma eficaz, apesar de enfrentarem tantas incertezas sobre o futuro.

Maior controle quando as circunstâncias mudam

Muitos fatores fora do nosso controle podem afetar a oferta e a demanda, comprometendo diretamente o desempenho financeiro. O alinhamento das finanças e das operações através de um maior planejamento de cenário na nuvem e da utilização de tecnologias avançadas, como machine learning, está ficando mais fácil com intervalos de planejamento mais curtos e mais dados em tempo real.

Agora que isso é possível, aumentou a agilidade das empresas que unem as áreas de finanças e operações com um conjunto compartilhado de dados e infraestrutura tecnológica. Seja em bons ou maus momentos, com perdas imprevistas ou oportunidades inesperadas, essas empresas têm mais controle sobre sua integridade financeira.

Visite nosso site e prenda a traçar um caminho para o crescimento com o planejamento de cenário.

* Tom McDonough é diretor sênior de Product Marketing para Oracle SCM e Wayne Heather é diretor executivo de Product Marketing para Oracle EPM.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos